Eleições 2020: as mulheres entram em campo

Eleições 2020: as mulheres entram em campo

Márcia Lobato
Simone Diniz

Faltam menos de sete meses para as eleições municipais. 52% do eleitorado brasileiro é feminino, mas apenas 31,89% dos candidatos em 2016 eram mulheres. Os números não devem ser muito diferentes este ano, mas Pedro Leopoldo pode surpreender. Até agora, não faltam nomes de mulheres como possíveis candidatas à prefeitura: é o caso da médica Márcia Lobato e da professora Simone Diniz.

A médica pediatra Márcia Lobato sempre fez questão de aliar o contexto social à sua prática profissional. Como tal, foi médica de saúde pública, sem atender em consultório particular. Coordenadora de Saúde da Família, esteve à frente de importantes projetos de assistência a crianças (e também adultos) nas regiões mais carentes da cidade.

Neste ano eleitoral, seu nome é frequentemente lembrado para disputar a prefeitura pelo partido ao qual é filiada, o PT. Ela nega até com certa veemência a vontade de disputar, mas quem defende seu nome destaca duas razões principais para ela se candidatar. “Ela é mulher e de esquerda, em um embate que, até agora, apresentou em sua maioria nomes masculinos e politicamente conservadores”, afirmou um jovem petista, que não quis se identificar.

Já Simone Diniz assume que é pré-candidata pela Rede Sustentabilidade e, a exemplo de outros postulantes à prefeitura, tem circulado bastante pela cidade. Na semana passada, promoveu um café na praça da prefeitura, com o qual inaugurou o diálogo com suas apoiadoras. Ela também participou da Marcha das Mulheres de Pedro Leopoldo, realizada na última sexta, 13/03.

Simone é um dos dezesseis alunos mineiros do RenovaBR que pretendem concorrer à prefeitura de seus municípios. Segundo seu site, o RenovaBR não é partido nem movimento. A iniciativa é apresentada como “uma escola de democracia”, que seleciona pessoas comuns dispostas a se qualificar como lideranças políticas.  Nas eleições passadas elegeu 17 candidatos, entre eles a deputada federal Tabata Amaral, do PDT, além dos mineiros Tiago Mitraud e Lucas Gonzalez, pelo Novo.

“Assim que decidi me envolver na política, percebi que precisava conhecer melhor o seu funcionamento. Pesquisei e descobri o RenovaBR, que foi primordial na minha formação. Certamente estou preparada para discutir sobre o assunto. O RenovaBR fez toda essa diferença”, contou Simone ao portal Mais Minas, em entrevista na qual deixou clara a intenção de disputar as eleições.

A ex-prefeita Eloísa Helena também está no páreo. Apesar de não ter se manifestado sobre a questão, ela é sempre apontada como possível candidata, caso seu marido, o também ex-prefeito Ângelo Tadeu, não concorra à vaga pelo MDB.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Neste sábado tem ato contra o pedágio em PL

Neste sábado tem ato contra o pedágio em PL

Desde a divulgação do Edital de Concessão das rodovias do Vetor Norte (MG 424, MG 010 e LMG 800) no dia 15 de fevereiro, tanto a sociedade quanto agentes políticos

LEIA MAIS
Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

AQUI PL apresenta um resumo da prestação de contas da nova administração, seguido das opiniões de alguns de seus leitores, que responderam a uma única pergunta: como você avalia o início da nova administração?

LEIA MAIS