Marião libera algumas atividades. Mas ameaça fechar se houver aglomeração

Marião libera algumas atividades. Mas ameaça fechar se houver aglomeração

O prefeito Cristiano Marião fez uma “live” nas redes sociais nesta segunda, 13/4, para anunciar um novo decreto, liberando algumas atividades no município. Segundo ele, as novas normas resultaram de reuniões com entidades como CDL, Associação Comercial, OAB e empresários, com os quais a prefeitura definiu as novas orientações.

A partir desta terça, 14, além de supermercados, farmácias e outros serviços essenciais, que já estavam abertos, podem funcionar mecânicas, borracharias, óticas, lojas de consertos de celular, chaveiros,  material de construção, distribuidora de água e gás, armarinhos, lojas de tecidos. Bares, restaurantes e lanchonetes só podem operar para entregas em domicílio, ou com o cliente pegando produtos no local, o chamado pague e leve. Clínicas médicas e odontológicas poderão atender em regime de urgência e emergência.

Todos deverão observar as medidas de prevenção, como distanciamento, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de água e sabão ou álcool gel. Devem abrir em meia porta, com atendimento individual e, de preferência, agendado. Ou seja, a ideia é o comércio proteger o seu cliente, assim como quem usa máscara protege o outro.

Quem abrir sem obedecer as regras, está sujeito a ter seu alvará de funcionamento cassado. A fiscalização será feita pela prefeitura, Guarda Municipal e a Polícia Militar. “Se tiver gente comendo ou bebendo na porta dos bares,  nós vamos punir”, avisou Marião. Ele também comunicou a prorrogação de recebimento de impostos, como ISS e IPTU e a negociação de débitos, a maioria para julho.

O decreto exige dos bancos e lotéricas a obrigatoriedade de ampliar o horário de atendimento, inclusive para evitar aglomerações no pagamento do auxilio emergencial. Tais estabelecimentos deverão contratar pessoas para organizar filas, além de disponibilizar alcool gel ou lugar para lavar as mãos. E deverão destinar um horário preferencial para os idosos fazerem suas operações bancárias, de preferência nas primeiras horas do dia.

O prefeito aconselhou ainda que a comunidade denuncie quem estiver promovendo festas com aglomerações. “Este é um ato de irresponsabilidade. Quem tiver na festa pode levar a doença para quem está em casa, se resguardando. Chame a Polícia no 190 ou a Guarda Municipal no 153”, orientou Marião.

A flexibilização é discreta, já que a maior parte do comércio continua fechada. Mas pode dar um sinal errado, principalmente depois que o presidente Bolsonaro disse neste domingo, equivocadamente, que “parece que o vírus começa a ir embora”. O que não é verdade, já que houve 105 novos óbitos só nas últimas 24 horas. “É perigoso do pessoal entender errado, achar que a quarentena acabou, relaxar e os casos dispararem”, observou um profissional da área de saúde, que não quis se identificar. Mas aconselhou que a fiscalização seja meticulosa e rígida e que a população seja “incansavelmente conscientizada” para não relaxar os cuidados. “A cidade tem que continuar prevenindo a propagação da Covid-19′, completou.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Neste domingo, tem feirão de emprego na praça da Estação

Neste domingo, tem feirão de emprego na praça da Estação

Como parte das celebrações do Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Pedro Leopoldo e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vão promover no próximo domingo, 4/5, na Praça da Estação, uma

LEIA MAIS
Pedro Leopoldo Rodeio Show faz 20 anos com edição histórica

Pedro Leopoldo Rodeio Show faz 20 anos com edição histórica

Começou a contagem regressiva para uma das festas mais aguardadas do país. O Pedro Leopoldo Rodeio Show celebra 20 anos com uma edição especial e uma programação incrível, com os

LEIA MAIS