Entramos em 2021 sem grandes perspectivas de melhora na situação trágica da pandemia de COVID-19 no país. Hoje, a cada um minuto e meio, uma pessoa morre em decorrência de complicações causadas pelo coronavírus no Brasil. Parte dessas mortes poderia ter sido evitada se tivéssemos melhor gerência e ação efetiva do Ministério da Saúde e do Governo Federal no controle da pandemia. Estamos acompanhando a falta de materiais básicos nos hospitais, como o oxigênio em Manaus e outras cidades do Norte, o colapso do sistema de saúde no Mato Grosso, o aumento do número de casos e mortes em todo país, o atraso em relação ao início da vacinação. Sobram problemas, fake news e desorientação para a população. Faltam ações estratégicas, planejadas e fundamentadas nos conhecimentos científicos, faltam vacinas, falta apoio aos comerciantes, empresários e pessoas que estão sem fonte de renda em decorrência da crise sanitária.
Esse é o tenebroso quadro em que estamos. E diante dele é impossível negar a responsabilidade do governo de Jair Bolsonaro e suas políticas. Temos um presidente que coleciona inúmeras falas de desdém e desrespeito às mais de 210 mil vidas brasileiras perdidas e suas famílias. Um chefe de estado que se recusa a usar máscara em locais públicos, dando péssimo exemplo à população. Um líder que recomenda remédios e tratamentos não comprovados, vendendo a ideia de uma cura ainda inexistente para a doença, enquanto desqualifica e coloca em dúvida a vacina produzida em um dos mais antigos e importantes institutos públicos de pesquisa do país.
Por esse conjunto de atrocidades, desmandos e desgoverno, vários grupos se unem na cidade de Pedro Leopoldo para levantar a bandeira do #Fora Bolsonaro, #impeachment já, antifascismo, defesa do SUS e da ciência brasileira.
Apoiadoras e apoiadores dessas ideias, juntamente com a Marcha das Mulheres, PL Afro, Coletiva DiverCidade, PT e Psol, convidam toda a população para se unir à Primeira Carreata Antifascista e Fora Bolsonaro de Pedro Leopoldo.
O evento acontecerá no próximo sábado 23/01, com concentração às 9:00 horas, saída da frente do Parque de Exposição.
Venham todos, de carro, carona, moto ou bicicleta, com coragem, força e respeito pelas vítimas para construir uma sociedade melhor.