Hoje, dia 17 de maio, é o Dia Internacional da Reciclagem, data criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de gerar uma reflexão sobre a importância do descarte correto e a reciclagem de resíduos.
O Brasil é o quarto maior produtor de resíduos do mundo. São 80 milhões de toneladas geradas por ano e a taxa de reciclagem ainda é baixa (entre 3% e 4%), em comparação a outros países. Porém, são os catadores os responsáveis pela maior parte deste trabalho. Estes profissionais são responsáveis por 90% do material reciclável que é recolocado na indústria.
O site AQUI PL, em seu projeto editorial PL Sustentável, acredita na essencialidade da atividade dos catadores e no fortalecimento da economia circular, como estratégia fundamental para o desenvolvimento sustentável. Todos podemos ser agentes de Educação Ambiental em nossa cidade. Precisamos de Alfabetização Ambiental contínua no município. Todo ser humano deveria receber informações e conhecimentos de como cuidar da nossa casa comum: o planeta Terra.
A reciclagem, além de ajudar a preservar o meio ambiente, melhora a qualidade de vida, e proporciona ganhos sociais gerando renda e trabalho aos catadores de materiais recicláveis, estes verdadeiros agentes ambientais que, na nossa cidade, estão reunidos na Associação dos Catadores de Recicláveis de Pedro Leopoldo, a Ascapel. São eles que passam na sua rua uma vez por semana para recolher os materiais recicláveis, separados em Metal, Plástico, Vidro e Papel.
Ajude-os a trabalhar: é muito importante eliminar os restos de produtos e alimento das embalagens antes de colocar para reciclar, eliminando assim a chance de atrair insetos e provocar mau cheiro. Também é necessário ter cuidado com vidros quebrados, embrulhando-os em jornais. Fique atento ao dia que a coleta seletiva passa no seu bairro, para não misturar o material reciclável com o comum! Ou leve os seus recicláveis até um ponto de coleta Voluntário, como os Muros Inteligentes, que estão espalhados por toda a cidade, em especial nas escolas.
Vamos fazer nossa parte e ajudar a reciclar!