Luzes na praça para marcar o respeito à diversidade e à tolerância

Luzes na praça para marcar o respeito à diversidade e à tolerância

Nesta segunda-feira, 28 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, criado para para conscientizar e reforçar a importância do respeito e da promoção de equidade social e profissional de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais e assexuais.

A gestão Eloísa Helena, numa atitude inédita e ousada, abraçou essa importante luta, decorando o prédio da prefeitura com as cores do arco-íris, símbolo dos movimentos sociais LGBT desde 1978, quando o artista Gilbert Baker criou uma bandeira com 8 cores para mostrar a necessidade de inclusão em meio à diversidade.

A nova decoração não só deixa a praça mais bonita, como promove uma cultura de paz, igualdade, combate à violência e justiça social, ampliando o conceito de cidade como lugar para todos, aberto à diversidade e à tolerância. Sendo o Brasil um dos países tristemente campeões em violência por questões de gênero, a data adquire ainda mais importância para reforçar o combate à homofobia.

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ marca a rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, quando gays, transexuais e drag queens protestaram contra uma ação violenta de policiais nova-iorquinos que queriam fechar um bar que reunia a comunidade, o Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan.

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Começam as barraquinhas de maio em Dr. Lund

Começam as barraquinhas de maio em Dr. Lund

A festa tem início neste fim de semana, com atividades a partir do feriado de 1º de maio; em cada fim de semana, uma família local é responsável pelas festividades

LEIA MAIS
O futebol e o jogo da polarização

O futebol e o jogo da polarização

Ronny Rodrigues* Nunca antes na história do nosso país, a Seleção Brasileira usou uniforme sem as cores da bandeira. A notícia de que isso está prestes a mudar tem provocado

LEIA MAIS