Cheguei em Pedro Leopoldo quando ainda era bebê. Me sinto um verdadeiro pedro-leopoldense, com todos os hábitos característicos daqui. Nós nos preocupamos com o salário do vizinho, achamos que devemos comprar do conhecido e pegamos no pé dos moradores de Matozinhos – como eles pegam no nosso. O pior de tudo é achar que não precisamos de nada além do nosso cantinho.
Embora a mentalidade esteja mudando aos poucos, ainda há coisas que me deixam irritado. Por exemplo, a Arena MRV, o estádio do Galo, está prestes a ser inaugurada na divisa de Belo Horizonte com Contagem. E o que isso tem a ver com Pedro Leopoldo? A base da Arena foi construída pela Precon, uma empresa daqui. Infelizmente, poucos sabem disso, pois a divulgação foi quase inexistente.
Como publicitário, vejo isso como um desperdício de oportunidade para promover a marca. A empresa responsável pela estrutura da Arena Mais Tecnológica das Américas poderia ter divulgado de forma criativa, sem gastar muito dinheiro. Um exemplo é a Omnitrade, uma empresa desconhecida até recentemente e que é responsável pela cobertura do estádio. Eles fizeram uma ação extraordinária, promovendo o encontro de Ronaldinho e Hulk na Arena, que se tornará um comercial.
Mas é possível fazer ações mais simples, como fornecedores de picolé ou cerveja promoveram. Independente do “tamanho”, elas se tornam notícias, trending topics ou bom conteúdo para campanhas publicitárias. Em Pedro Leopoldo, a mentalidade bairrista ainda prevalece. Para nós, marketing é gasto, não investimento. E assim, perdemos oportunidades de destacar nossa cidade e as empresas locais.