O comandante da Polícia Militar em Pedro Leopoldo, Coronel Breno de Souza Reis, realizou, na última terça, 28/11, palestra na Câmara Municipal sobre medidas de autoproteção para comerciantes e clientes. A iniciativa é especialmente necessária neste período das compras de Natal, quando aumenta o número de ocorrências nas ruas da cidade.
Segundo o coronel, o crime acontece por causa de três fatores: alvo fácil, agente motivado e ausência de vigilância. “A atuação preventiva em qualquer desses fatores anula a possibilidade de ocorrência do crime”, afirmou. “O infrator observa as vulnerabilidades que o espaço físico pode oferecer na decisão pelo cometimento do delito”, acrescentou, frisando que ações preventivas, tornando o ambiente mais seguro, podem reduzir as probabilidades do delito ser cometido.
A Polícia Militar de Minas Gerais promove a segurança pública por meio do policiamento ostensivo, contudo, o cidadão pode e deve fazer sua parte, adotando pequenas mudanças em sua rotina pessoal, ou em seus comércios. É o caso de organizar o ambiente de trabalho, identificando os produtos que atraem a atenção das pessoas e dispondo-os em local seguro; evitar deixar produtos expostos na calçada ou em local vulnerável e treinar os funcionários para atuar com mais atenção no período natalino. “A vigilância por câmeras auxilia, mas é importante a presença de um colaborador em áreas sensíveis do estabelecimento comercial”, salientou o comandante.
O vereador Mauro Júnior, que auxiliou na organização do evento, comemorou a presença do grande público, em grande parte de comerciantes. “A orientação da polícia militar nesta época é de suma importância e o principal objetivo é a prevenção. Esse tipo de palestra sendo colocada em prática pelos comerciantes e seus colaboradores, eu não tenho dúvidas de que irá coibir 90% dos furtos que geralmente ocorrem, na maioria das vezes por falta de atenção ou até mesmo de orientação por parte de um profissional da segurança pública. Parabenizo a polícia militar pela iniciativa e cumprimento os comerciantes que prestigiaram a palestra”, finalizou.