Histórias do centenário: a familia Sena

Histórias do centenário: a familia Sena

Por Sélio Sena*

Em 1994, quando meus pais, José Ribeiro Sena e Guiomar Soares Costa, comemoraram suas Bodas de Ouro, 75 pessoas que compunham a família em Pedro Leopoldo prestigiaram a cerimônia na Igreja Imaculada Conceição. Em 2020, fizemos a árvore genealógica da família, que tinha então 175 pessoas, nos colocando como uma das maiores famílias pedro-leopoldenses.

Esta trajetória teve início em 1952, quando meu pai saiu a cavalo da Fazenda da Braúna, em Matozinhos, para procurar uma moradia em Pedro Leopoldo para sua família. Aqui ele chegou com minha mãe e quatro filhos, nascidos em Dom Joaquim.

Em Pedro Leopoldo, vieram mais oito irmãos e aqui, meu pai, conhecido como José Lavina, construiu sua vida como funcionário da Fazenda Modelo, atividade na qual tinha contato íntimo com as necessidades da cidade e do meio rural e granjeou grandes amizades. Por estes motivos, foi eleito vereador e exerceu o cargo de 1958 a 1962.

Seguindo seus passos, entrei na política em 1970, quando me elegi vereador, cargo que ocupei por vinte anos. Meu saudoso irmão Kal Sena também foi eleito e se colocou a serviço da cidade entre 2009 e 2013.

Estamos na terceira geração e toda a nossa família tem origens em Pedro Leopoldo.  Minhas irmãs são em sua maioria professoras, enquanto os irmãos lidam no ramo farmacêutico. Os netos e netas fizeram curso superior e temos hoje na família engenheiros, farmacêuticos, arquitetos, pedagogas, contador, fisioterapeuta, psicóloga, funcionários públicos. Uma neta é secretária municipal e três bisnetos de José Lavina, netos de minha irmã Laura, são médicos.

Tem gente para tudo quanto é lado do Brasil e do mundo: tem neta em São Paulo, em Moçambique, em Paraupebas, no Pará. Um bisneto é casado com uma italiana e mora na Holanda. Mas, há mais de 70 anos, somos todos de Pedro Leopoldo, nossa terra amada desde que José Lavina pegou aquele cavalo  na Braúna e nos trouxe para cá.

Sélio Sena é comerciante, ex-vereador e presidente do Rotary Clube Pedro Leopoldo Cachoeira. Sabe tudo da história política da cidade

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Começam as barraquinhas de maio em Dr. Lund

Começam as barraquinhas de maio em Dr. Lund

A festa tem início neste fim de semana, com atividades a partir do feriado de 1º de maio; em cada fim de semana, uma família local é responsável pelas festividades

LEIA MAIS
O futebol e o jogo da polarização

O futebol e o jogo da polarização

Ronny Rodrigues* Nunca antes na história do nosso país, a Seleção Brasileira usou uniforme sem as cores da bandeira. A notícia de que isso está prestes a mudar tem provocado

LEIA MAIS