Projeto Vitrine debate oportunidades de crescimento para a região

Projeto Vitrine debate oportunidades de crescimento para a região

Os palestrantes Décio Gomes, Myriam Tavares e Eduardo Nassif

O Projeto Vitrine é um dos pilares da formação gerencial oferecida pela EFG, a Escola de Formação Gerencial do Sebrae, mantida pela FPL Educacional. É quando os alunos do 3º ano são chamados a buscar uma oportunidade de negócio, testar sua aceitação através de pesquisa de mercado real e elaborar um projeto de implementação do empreendimento.

Para isso, os jovens empreendedores desenvolvem todos os estudos técnicos de viabilidade econômico-financeira, definindo as necessidades de investimento, estratégias de marketing, viabilidade econômica, sustentabilidade, etc, que são submetidos a bancas examinadoras internas e de empresários.

 

No Vitrine 2024, os alunos apresentaram dois projetos inovadores. O Matchbiz é uma plataforma que conecta negócios à potenciais clientes de forma rápida e eficaz, com base em perfis detalhados que atendam às necessidades específicas de cada parte. Deu match? Negócio fechado!

Já a Educamente é uma empresa de consultoria educacional e atendimentos especializados, que se dedica a transformar ambientes escolares em espaços mais acolhedores e inclusivos, promovendo a saúde mental e o desenvolvimento integral de alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Além do projeto Vitrine, a EFG, que está completando 28 anos de atividades, oferece também os projetos Tutoria e Empresa Simulada, que propiciam a vivência prática de realidades empresariais e abrem espaço para a criatividade. “Temos 24 tutores esse ano. Os alunos do 2° ano estarão atuando na Empresa Simulada amanhã e sexta durante o Vitrine”, conta a coordenadora pedagógica da escola, Sonia Rodrigues Costa.

Este ano, a abertura oficial do evento ocorreu na Câmara Municipal, no dia 24/10, com uma mesa redonda sobre as Oportunidades de crescimento em Pedro Leopoldo e região. Os palestrantes foram os empresários Myriam Tavares, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pedro Leopoldo; Decio Gomes, fundador do DVG Grupo e o diretor da FPL Educacional, Eduardo Nassif.

As palestras

Myriam Tavares é ex-aluna da FPL e antiga parceira da instituição. Além da experiência de negociar com toda a região através da empresa de sua família, a Gráfica Tavares, a empresária traz em seu currículo pessoal uma intensa participação comunitária, que teve início na década de 1990, com o grupo Por Poções, um movimento ambiental que fez campanhas pelo ribeirão da Mata, pelo patrimônio arqueológico da região e pelo plano diretor de Pedro Leopoldo.

“Estou sempre me treinando, a gente tem que estar sempre caminhando e se preparando para entregar mais aos clientes. Não só serviços, mas também informação técnica e inovação”, afirmou Myriam. Ela destacou o fato de que a população de Pedro Leopoldo tem a maior faixa etária da região, o que traz oportunidades de negócios, como adequação tecnológica, entretenimento, serviços especializados de cuidadores, por exemplo.

“O comportamento da população mudou, as mudanças climáticas trazem desafios e oportunidades. É preciso descobrir como ser feliz em um mundo diferente”, apontou a empresária.

Décio Gomes, do DVG Grupo, trouxe ao evento sua experiência à frente da DVG Expedições, com a qual tem se proposto o desafio de subir montanhas como o Everest. “Fazer o cume é resultado de um trabalho contínuo. Às vezes, é preciso recuar, mas nunca desistir”, disse o empresário.

Acompanhado pela CEO do grupo, Kelly Teixeira, graduada na Faculdade Pedro Leopoldo, e pela especialista em Recursos Humanos Laiany Moreira, formada no Sebrae, Decio compartilhou o projeto, que inspira as pessoas a se conectarem com um propósito fazendo analogias da montanha com o mundo dos negócios. “A montanha é uma analogia perfeita para a vida pessoal, profissional e familiar, cheia de obstáculos, desafios e incertezas”, destacou o empresário.

Layane, Décio e Kelly Teixeira, do grupo DVG, com a coordenadora pedagógica da EFG, Sônia Costa

Durante a palestra, o presidente falou sobre se planejar, treinar e capacitar. Além de compartilhar três conselhos da jornada do DVG Grupo para superar os desafios profissionais: não pegar atalho, ter foco e não tomar decisões na emoção. “Começar a sonhar não é possível através de um simples piscar de olhos. É preciso planejar, dedicar e estar conectado com esse propósito”, refletiu.

Encerrando a noite, o diretor da FPL, Eduardo Nassif, reiterou a fala de Décio Gomes, ao declarar que as dificuldades pelas quais a escola passou foram oportunidades de aprendizado, que a farão crescer, atendendo a novas necessidades da região.

 

“Eu não acredito que uma cidade se desenvolva sem educação. O que estamos fazendo de diferente é crescer ao lado das empresas, indo além da tradição para promover inovação”, disse Nassif.

Ele aproveitou para falar do parque tecnológico que a FPL está implantando e que terá intensa relação com a EFG, além de foco no empreendedorismo. “Estamos resgatando um projeto de 20 anos, o Evertech que Milton Dias pensou e que terá área para startups, incubadora, aceleradora, enfim, acompanhamento e suporte para os insights dos nossos jovens talentos, para eles serem transformados em negócios que gerem emprego e renda”, concluiu.

 

 

 

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Laiite e FPL: uma parceria em benefício da comunidade

Laiite e FPL: uma parceria em benefício da comunidade

O Laiite e a FPL Educacional iniciaram uma parceria através do setor de extensão universitária da escola. Os alunos do curso de Direito da FPL realizarão, mensalmente, durante o primeiro

LEIA MAIS
Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

AQUI PL apresenta um resumo da prestação de contas da nova administração, seguido das opiniões de alguns de seus leitores, que responderam a uma única pergunta: como você avalia o início da nova administração?

LEIA MAIS