Loja pequena e coração grande

Loja pequena e coração grande

Celso

 

Aos 57 anos, Celso Otoni de Almeida tem na carteira de trabalho o ofício de soldador mas, desde 2003, é o proprietário da U loja, para seus amigos a menor loja do mundo, comparável em pequenez àquela casa estreitinha de Amsterdam. Celso diz que tomou a loja de Chapisca, que até então vendia ali seus cachorros quentes. Fica ali o dia inteiro, no hipercentro de Pedro Leopoldo, vendo a cidade passar. Ou parar para um café, um pastel, uma cachaça ou uma piada, que Celso tem muitas.

Gente do comércio, das cimenteiras, motoristas e trocadores de ônibus, grandes empresários ou pequenos negociantes, todo mundo passa e para, nem que seja para ler o jornal ou tirar um dedo de prosa. Mais do que um comércio, porém, U loja é território da solidariedade e Celso reina ali, com uma irresistível vocação para alegrar crianças e adultos.

É bom cozinheiro e, durante muitos anos, reunia os amigos depois das seis horas para um tira-gosto. Hoje, só cozinha nas pescarias e para a família, é claro. As crianças adoram passar por lá. Também, todo mundo ganha uma bala, em especial aquelas que pegam o ônibus logo à frente para chegar à Apae. Para elas, tem de tudo: café, água, pão de queijo…e bala. “Passa por aqui menino de 16 anos, que ganha bala desde os três. E os dentes estão bons”, garante Celso.

Antes do inverno ou próximo ao Natal, ele junta doações, estende uma lona e espalha no passeio roupas e sapatos. “Pega quem quiser, ou seja, quem precisa”. Outra data especial é o 12 de outubro, Dia da Criança (e de Nossa Senhora Aparecida também), quando a U loja é invadida por crianças de todas as idades. Celso se veste de palhaço e distribui cestos cheios pipoca, chicletes e, claro, balas. Durante muitos anos, ele deixava a barba crescer para, vestido de Papai Noel, correr as creches na época de Natal. Hoje, só coloca a roupa vermelha para divertir o neto, Téo. “To cansado, mas com ele eu descanso”, finaliza.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Laiite e FPL: uma parceria em benefício da comunidade

Laiite e FPL: uma parceria em benefício da comunidade

O Laiite e a FPL Educacional iniciaram uma parceria através do setor de extensão universitária da escola. Os alunos do curso de Direito da FPL realizarão, mensalmente, durante o primeiro

LEIA MAIS
Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

AQUI PL apresenta um resumo da prestação de contas da nova administração, seguido das opiniões de alguns de seus leitores, que responderam a uma única pergunta: como você avalia o início da nova administração?

LEIA MAIS