A cidade das crianças

A cidade das crianças

A cidade tem um território limitado por suas fronteiras. Parece uma única unidade vista pelo mapa, mas na verdade é um espaço múltiplo. São muitas as cidades, cada uma vista e habitada por grupos e olhares diferentes.

Dentro dessas diversas possibilidades, há a cidade das crianças vivida pelos pequenos e por todas as pessoas que cuidam deles. Nem sempre essa cidade é visível ou acolhedora para quem está na infância da vida. Por ser uma fase considerada improdutiva, esse momento da nossa jornada não costuma ser prioridade na hora de planejar e construir os espaços públicos. Nossas ruas são pensadas para os carros, nossas calçadas esburacadas e sem regularidade, dificultando o desafio de quem aprende o caminhar. Há poucas praças com brinquedos e poucas áreas verdes limpas e bem conservadas. Poucas são as atividades culturais e esportivas dirigidas à esse público. E a escola está longe de ser o espaço lúdico, confortável, instigante que gostaríamos.

Na urgência das outras demandas da cidade, esquecemos de olhar para a infância e para os lugares que abrigam essa fase da vida. Onde estão nossas crianças? E principalmente como estão?

São essas perguntas que nos fazemos quando nos tornamos mães, pais, avôs, avós ou responsáveis por uma vida em seu começo. O que desejamos para nossos pequenos e nossos filhos? Uma infância de livre brincar ao ar livre, tardes enfadonhas e solitárias nas telas entre quatro paredes ou momentos expostos aos perigos do mundo moderno?

Refletindo a partir de todas essas questões, iniciamos um movimento voltado para nossas crianças, um grupo chamado A Cidade das Crianças. Convidamos todas as pessoas que se interessam por esse assunto a fazer parte do grupo no WhatsApp e também dos momentos de encontros presenciais. Vamos juntos trocar experiências e criar maneiras de transformar Pedro Leopoldo num lugar onde a infância é verdadeiramente um momento feliz da vida.

Nossa primeira atividade coletiva será um piquenique realizado na praça da Estação no sábado, dia 30 de março, das 9:00 às 11:00 horas. Para participar basta levar um lanche, uma toalha, suas crianças e seu amor pela cidade e pelos pequenos.

Link do grupo do WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/C2ZO9yCzGO15G0wFWiFndR

Perfil do Instagram: @acidadedascriancas

Camila Rajão

Historiadora e mestre em Letras, atua como professora da rede pública de ensino e pesquisadora nas áreas de História e Literaturas africanas. É presidente do Partido dos Trabalhadores em Pedro Leopoldo

ARTIGOS RELACIONADOS

Cola cum nóis que cê desbrilha…

Cola cum nóis que cê desbrilha…

Pelas quebradas virtuais que tanto a gente frequenta, fiz um novo amigo divertidíssimo, que provavelmente algum leitor também sabe quem é, o André Gabeh, um multiartista sensacional, autor de um

LEIA MAIS
Os peladinhos

Os peladinhos

“bando de sem vergonha”, passando por “malucos”, com pitadas de “cuidado com as crianças” e notas de “conheço esse aí e nunca me enganou”

LEIA MAIS