As mulheres, muito especiais, que estudaram na FPL. E hoje administram as nossas cidades

As mulheres, muito especiais, que estudaram na FPL. E hoje administram as nossas cidades

Ilce, Zélia e Ana Paula

A FPL Educacional faz parte da formação acadêmica, intelectual e profissional de boa parte dos moradores do vetor norte de Belo Horizonte. Alguns deles – ou melhor, delas – muito especiais. É o caso de três administradoras municipais da região: as prefeitas Ilce Rocha, de Vespasiano e Zélia Pezzini, de Matozinhos e a vice-prefeita de Pedro Leopoldo, Ana Paula Santos. Elas têm em comum – além de serem exemplos de que não há limites para a competência feminina – também o fato de terem estudado na FPL. E de lá seguirem caminhos excepcionais, que as fizeram assumir papéis fundamentais nos destinos de suas cidades.

Nascida e criada em Vespasiano, Ilce Rocha é pedagoga e servidora pública aposentada. É pós-graduada em Administração Pública e em Psicopedagogia e bacharel em Direito. Foi vereadora, presidente da Câmara, vice-prefeita e, em 2016, se elegeu prefeita, cargo para o qual foi reeleita no ano passado. Desde janeiro, é presidente da Granbel, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo Ilce, os ensinamentos recebidos na FPL contribuíram efetivamente para a sua formação como gestora pública. “Na Fundação, fiz a pós-graduação em Administração Pública e cursei também a minha segunda graduação, dessa vez em Direito. Com a excelência na qualidade do ensino, pude expandir o meu conhecimento no que tange a administração pública. Enquanto cursava Direito tive a oportunidade de aliar teoria e prática, pois já estava no meu primeiro mandato como prefeita”, afirma Ilce.

Vivendo a política na prática, ela foi percebendo, a cada passo, a diferença que um corpo docente experiente e preparado faz na vida de um profissional compromissado com a ética e os valores, além de um embasamento teórico multidisciplinar. “Esses alicerces foram imprescindíveis para governar uma cidade com mais de 130 mil habitantes e com demandas diversas nas áreas de saúde, desenvolvimento social, educação, planejamento urbano, meio ambiente, dentre outras”, aponta a prefeita de Vespasiano.

Zélia Pezzini, prefeita de Matozinhos, é professora, mãe e avó. Casada com o médico Afonso Pezzini há 48 anos, tem seis filhos e nove netos. Pós-graduada em Língua Portuguesa e em Administração Pública, Zélia possui mais de 20 anos de experiência na área da educação. Nas salas de aula ensinou e aprendeu muito com seus alunos até que, em 2008, entrou para a vida política, quando assumiu o seu primeiro mandato como vereadora em Matozinhos, reeleita em 2012. Como presidente da Casa, esteve à frente da construção da sede própria da Câmara Municipal, o que lhe é motivo de orgulho.

Em 2016, foi eleita vice-prefeita da cidade ao lado de Antônio Divino e, em 2020, elegeu-se prefeita de uma cidade que cresce a olhos vistos, com importantes realizações nas áreas econômica, social e cultural. Na FPL, ela fez o curso de Letras e as duas especializações. “A FPL foi extremamente importante na minha formação. Guardo as melhores lembranças de seus excelentes professores; eles compartilharam comigo sua competência e seus conhecimentos, que hoje são fundamentais no dia a dia da administração de nossa cidade”, afirma a prefeita de Matozinhos.

Em Pedro Leopoldo, a advogada Ana Paula Santos é vice-prefeita na administração de Eloísa Helena e, atualmente, Secretária interina de Planejamento Urbano. Na FPL, cursou Direito, curso que é um dos poucos no país que detém o selo OAB Recomenda. “Tenho muito orgulho de ter me formado na FPL. É uma faculdade de extrema qualidade e além dos ensinamentos jurídicos, fez aguçar minha aptidão por política e administração pública. Quem estudou comigo com certeza se lembra das minhas longas conversas no corredor com o saudoso professor Luís Aureliano Gama de Andrade, grande cientista político”, revela.

Ana Paula entende que um grande diferencial da instituição é o grau de exigência e a seriedade que todo trabalho é conduzido. “Mais do que carregar o nome da minha cidade natal, da cidade que eu amo, ela é uma instituição séria e competente. A minha turma, que foi a segunda a se formar no curso de Direito, em 2009, teve 100% de aprovação no exame da OAB. Chegamos a ser homenageados na Câmara Municipal”, afirma a vice-prefeita.

Desde que foi criada, há mais de cinquenta anos, a FPL se destaca por uma trajetória que lhe valeu títulos acadêmicos e o reconhecimento como centro de excelência em capacitação de novos profissionais. Para isso, disponibiliza cursos deste o Ensino Médio e Técnico até o Mestrado, passando pela Graduação, cursos de aperfeiçoamento e Pós-graduação. O Corpo docente conta com 30 professores doutores e 65 professores mestres, todos com sólida experiência de mercado.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Minhas duas mães

Minhas duas mães

Uma mulher alegre, feliz com a vida, boa com todos que a cercavam. Aparecida, minha mãe, merece todas as homenagens não só hoje

LEIA MAIS
A falta que Carminha me faz

A falta que Carminha me faz

Minha mãe costurava. Costurava tão bem que muitas pessoas ainda guardam, como relíquias, os vestidos e conjuntos que saiam da sua Singer. Ou a máquina de costura seria Elgin? Cresci

LEIA MAIS