Boi da manta traz estudantes da região para conhecer sua história – que é a da nossa cultura popular

Boi da manta traz estudantes da região para conhecer sua história – que é a da nossa cultura popular

Nesta terça-feira (18/02), 121 alunos entre 9 e 11 anos da Escola Municipal Afonso José da Silva, de Confins, vieram a Pedro Leopoldo visitar as exposições do Casarão do Boi. A atividade faz parte do projeto literário Carnaval:nossas origens e tradições, que tem à frente a professora Célia e a supervisora Érica.

“Um desejo nosso – e estamos nos estruturando para isso – é receber alunos de todas as escolas da região. Até então, nós tínhamos levado o Boi às escolas, mas foi a primeira vez que abrimos as portas para receber convidados”, explica um dos coordenadores do Boi da Manta, Márcio Rogério de Souza.

O bloco, é bom lembrar, completou 100 anos no ano passado – ele foi criado pelos funcionários da fábrica de Tecidos em 1919. Hoje, os bois, a banda e os bonecos levam pela rua principal mais de dez mil pessoas, como aconteceu no último sábado e é seguramente a maior manifestação cultural de nossa cidade.

O Casarão tem ficado aberto nos dias de Boi da Manta e quem quiser conhecer as exposições, com filmes, jornais e fantasias, além dos famosos bonecões, é só passar por lá nos próximos eventos, que acontecerão na quarta (19/02) e na sexta, no tradicional enterro do Boi. O Casarão estará aberto a partir das 16 horas, com atividades também para crianças como oficinas de boizinhos e pinturas de rosto.

No carnaval, o Boi desfilará na rua principal como escola de samba, no domingo e na terça. A concentração será nas proximidades do Zé Wilson e o cortejo irá até a Praça Dr. Senra.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Gente daqui: Renato Hilário dos Reis

Gente daqui: Renato Hilário dos Reis

Soube fazer de suas utopias o campo fértil para a disseminação do saber. Sua obra possui repercussão internacional

LEIA MAIS
Por que Pedro Leopoldo tem tanto músico bom?

Por que Pedro Leopoldo tem tanto músico bom?

Há uma razão para que exista tanta gente cantando e tocando (bem) na cidade

LEIA MAIS