Café com conversa, pão de queijo e política

Café com conversa, pão de queijo e política

O objetivo é conhecer de perto a cidade e, principalmente, as pessoas que vivem nela. As dificuldades do dia a dia, as pequenas alegrias, os grandes problemas, sejam eles o ônibus cheio e atrasado, a rua cheia de buracos, a água que falta, o médico que não vem.

Todos esses assuntos amanhecem mas padarias, o comércio que abre cedo para oferecer  o alimento básico da população. Elas estão em todos os lugares e, em algumas delas, desde o ano passado se reúnem o vereador Matheus Utsch e o empresário Emiliano Braga.

Eles acordam cedo, pouco depois das cinco da manhã e, antes de qualquer atividade, os dois se encontram para um cafezinho, pão de queijo e muita conversa. Já foram em Vera Cruz, no bairro da Lua, no São Geraldo, em Lagoa de Santo Antônio e muitas vezes na Marina, no centro da cidade.

“Não há uma rota definida, nós nos encontramos às 5:45 e definimos o destino, mas já sabemos onde estão as padarias abertas”, conta Matheus Utsch.  “O melhor de tudo é chegar de surpresa, as pessoas sempre se aproximam e falam sobre os problemas que mais as afligem. Chegam sem formalidades, na confiança, com abertura para conversar”, completa Emiliano.

A meta dos dois é visitar todos os bairros da cidade diversas vezes e, onde não tiver padaria, vão combinar com algum morador que traga o café. Eles levam o pão de queijo e muita vontade de ouvir. Afinal, eles estão na política e política só tem sentido se for para melhorar a vida das pessoas.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Começam as barraquinhas de maio em Dr. Lund

Começam as barraquinhas de maio em Dr. Lund

A festa tem início neste fim de semana, com atividades a partir do feriado de 1º de maio; em cada fim de semana, uma família local é responsável pelas festividades

LEIA MAIS
O futebol e o jogo da polarização

O futebol e o jogo da polarização

Ronny Rodrigues* Nunca antes na história do nosso país, a Seleção Brasileira usou uniforme sem as cores da bandeira. A notícia de que isso está prestes a mudar tem provocado

LEIA MAIS