Chico Xavier: Lições em forma de soneto

Chico Xavier: Lições em forma de soneto

Montagem fotográfica em que Chico caminha, tendo ao fundo a Estação de trem de Pedro Leopoldo (Fundação Chico Xavier)
Entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro de 1946, o médium Chico Xavier recebeu 12 mensagens em forma de soneto, assinadas pelo poeta português Manuel Maria de Barbosa du Bocage (1765-1805). O trabalho foi realizado durante reuniões de estudo do Evangelho, na cidade de Pedro Leopoldo.
O resultado foi o livro Volta Bocage, que analisa a obra literária do autor, que fez da poesia a sua forma de comunicação em vida e após o desencarne. Nos sonetos, ele fala de sua passagem pelo mundo, do uso dos talentos e da forma como viveu. E conclui com um hino de louvor a Deus.
Bocage
“Soneto XII
Estro frágil, sem louros, jamais tente
Engrandecer, em míseros cantares,
Os imensos impérios estelares
Do Teu Reino de Luz Resplandecente.
Louvem-te a glória excelsa eternamente
Canôpus, Altair Sírius e Antares,
Paraísos suspensos, almos lares,
Que balançam na abóbada luzente!
Quem Dirá dos mistérios que proclamas
Em turbilhões de sóis, uno e dispenso,
Dos Teus cabelos de sagradas chamas?
Emudeçam as notas de meu verso!
Glorifique-Te o amor com que nos amas,
Nas mais remotas plagas do Universo.”
Como a linguagem do autor é rebuscada, o livro traz um glossário para auxiliar o leitor na leitura. A obra foi uma das sete lançadas em 1947. (Fotos Fundação Chico Xavier, Hotel Tupiguá, Arquivo Geraldo Leão)

Luciana Sampaio

Luciana Sampaio Moreira, 49 anos, é jornalista profissional com 26 anos de carreira, com matérias publicadas em mais de 40 veículos de comunicação do país. Graduada pela (PUCMinas), é pós-graduada em Formação Política e Econômica do Brasil pela Newton Paiva. Desde 2019, estuda a vida e a obra do médium Chico Xavier para escrever textos do site www.chicoxavier.org.

ARTIGOS RELACIONADOS

Minhas duas mães

Minhas duas mães

Uma mulher alegre, feliz com a vida, boa com todos que a cercavam. Aparecida, minha mãe, merece todas as homenagens não só hoje

LEIA MAIS
A falta que Carminha me faz

A falta que Carminha me faz

Minha mãe costurava. Costurava tão bem que muitas pessoas ainda guardam, como relíquias, os vestidos e conjuntos que saiam da sua Singer. Ou a máquina de costura seria Elgin? Cresci

LEIA MAIS