Dr. Ademar é Médico Mineiro em Destaque de 2021

Dr. Ademar é Médico Mineiro em Destaque de 2021

Dr. Ademar com os colegas da Unimed Pedro Leopoldo

O ortopedista Ademar Maia Dias é o Médico Mineiro em Destaque de 2021. O título, conferido pela Associação Médica de Minas Gerais, Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos de MG, é um reconhecimento da classe médica aos profissionais que, atuando no interior do estado, destacam-se pelo exercício digno da profissão, comportamento ético e importância dos serviços prestados à comunidade.

Dr. Ademar receberá a honraria na próxima quinta-feira, dia 21/10, na sede da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A solenidade também poderá ser assistida pelo canal da AMMG no Youtube. Ele foi indicado pela diretoria da Associação Médica de Pedro Leopoldo, que tem como membros os médicos Marcus Marinho (presidente), Joanísio Bernardes (tesoureiro), Luciana Aguiar (secretária) e Waléria Rosana (conselho fiscal).

Com os colegas Maria de Lourdes e Marcus Marinho

“Ele é um grande médico, uma excelente pessoa, sempre à disposição de quem precisa dele”, elogia Marcos Marinho, que tem uma história pessoal de muito apreço por Dr. Ademar. “Devo muito a ele. Quando ele foi secretário de Saúde, pude fazer um estágio no PA como técnico de laboratório. Chegou a me ajudar financeiramente na matrícula para a faculdade e sempre foi muito próximo de minha família”, afirma Marcos, cuja tia, Diolinda, trabalhou com Dr. Ademar por mais de 25 anos.

Aos 76 anos, Ademar veio para Pedro Leopoldo em 1975, depois de se casar com Clarisse. Ela o conheceu no Rio de Janeiro, no reveillon de 1969 para 1970. Poucos meses depois, na semana santa, ele veio a Pedro Leopoldo, atrás da mineirinha que o tinha encantado. O namoro prosperou e Ademar aproveitava as folgas no curso de Medicina para vir à cidade.

Era muita estrada: Ademar morava no Rio, estudava em Vitória e namorava em Pedro Leopoldo, onde, como outros namorados da época, se hospedava no Hotel Castilho.  Os dois se casaram em 1973 e foram morar no Rio, onde o jovem médico foi fazer residência no Hospital Miguel Couto.

Ademar (no detalhe), na formatura pela Emescam

Ademar especializou-se em Ortopedia com o Dr. Lídio Toledo, que era médico da seleção brasileira, tricampeã do mundo. Queria trabalhar no interior e que lugar melhor do que a Pedro Leopoldo de Clarisse? Os dois vieram para cá, tiveram três filhos – Eduardo, Luiz Guilherme e Rodrigo – e Ademar desenvolveu uma carreira intensa na Medicina, que começou na Itambé, em Sete Lagoas, como médico do trabalho. Logo depois, começou a atender no Hospital São João Batista, ao lado de médicos como Múcio Carvalho, Ivo Brasileiro e Roberto Pedercini.

O primeiro consultório foi no edifício La Poveda, há mais de 40 anos. De lá, foi para o Centro Médico da rua Dr. Rocha. Em Pedro Leopoldo, o ortopedista Ademar José Maia Dias foi além da Medicina. Muito brincalhão e amigo atencioso de todos – um gênio bom, como diz a esposa Clarisse – ele acabou na política. Secretário de saúde na administração Cecé na década de 80, tomou gosto e quis ser vereador. Foi eleito por três mandatos seguidos, de 1997 a 2008.

Com a família: a esposa Clarisse e os filhos Eduardo, Luiz Guilherme e Rodrigo

“Ele gosta das pessoas”, observa a esposa Clarice, destacando o bom humor de Ademar que, segundo ela, é também bem informado e culto, características que chamaram sua atenção desde aquelas férias no Rio, há cinquenta anos. E amigo dos amigos, como Dão Castilho, Marcelo de Josafá, Roberto Pimentel, José Luciano Issa, Mauricinho Carvalho, Gegê Nery, entre vários outros.

Ademar deixou sua marca como gestor de saúde com a criação do P.A, ainda na rua 27 de Janeiro, perto da avenida Cauê, onde hoje é o Centro de Especialidades Médicas. Até então, Pedro Leopoldo não tinha um serviço público de urgência/emergência. Atendendo seu secretário de saúde, o então prefeito Cecé criou a unidade e contratou médicos de fora.

Alguns copiaram Ademar e ficaram aqui, como as doutoras Delma e Cristina. Coisa dessa cidade que costuma atrair para sempre quem chega aqui para trabalhar. Ademar, segundo seus amigos, adora o Rio de Janeiro onde nasceu, mas se considera pedro-leopoldense – e mineiro, já que é atleticano roxo – e daqui não sai de jeito nenhum.  “É impressionante, desde que veio para Pedro Leopoldo, ele gostou e não quis outro lugar. Ele se encontrou aqui”, define Clarisse.

Motivos não faltam. A começar pelo afeto de seus colegas de profissão, que pode ser conferido nas palavras de Sérgio Bogado, presidente da Unimed Pedro Leopoldo, cooperativa da qual Ademar é fundador. “Ao querido colega Ademar, muita paz, saúde e alegria hoje e sempre. Os cooperados da Unimed PL têm em você um exemplo de cordialidade, companheirismo e amizade e lhe desejam tudo de melhor que a vida pode lhe dar. Grande abraço, amamos você”, parabeniza.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça a nova casa do Rodeio: o Parque da Música

Conheça a nova casa do Rodeio: o Parque da Música Popular

As obras para o tão aguardado Parque da Música seguem em ritmo intenso para que, de 07 a 15 de junho, o Pedro Leopoldo Rodeio Show 2024 ocupe a sua

LEIA MAIS
Hoje seria a Festa do Poste!

Hoje seria a Festa do Poste!

Na Pedro Leopoldo que todos sonhamos, certas coisas nunca acabariam. Entre elas, a Festa do Poste, que completaria hoje 44 anos. Tudo começou no dia 20 de abril de 1980,

LEIA MAIS