Quando foi anunciada, no início de abril do ano passado, a construção do novo fórum da comarca de Pedro Leopoldo animou a cidade. Afinal, além de aquecer o mercado de construção civil e seus fornecedores, a nova obra prometia instalações bem mais confortáveis para o poder judiciário, advogados e a população que se vale das leis – ou sofre o peso de suas punições. Tendo como endereço a rua Anélio Caldas, 185, ao lado do prédio da Justiça do Trabalho, o projeto previa uma área construída de 3.249,32 m2 em três pavimentos, com espaço para a implantação de até cinco varas judiciais e os respectivos gabinetes e secretarias. No local seria instalado também um posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
O caso se assemelha ao do memorial de Chico Xavier, no Capão, cuja construção foi abandonada pela construtora antes mesmo de concluir as fundações. Calculada em R$ 10.3 milhões, a obra a cargo da FF Construções, que ganhou a licitação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), tinha prazo para entrega de 510 dias, ou seja, estaria pronta no próximo dia 14 de julho. Prazo que infelizmente não vale mais, já que a construção está paralisada.
Entre meados de novembro e início de dezembro, a empresa, sediada em Betim, simplesmente abandonou a obra, sem qualquer comunicado formal ao TJMG, que cancelou o contrato. O edital previa consulta à segunda colocada, que não se interessou em assumir, sem apresentar razões. Será aberta, então, nova licitação, para que uma nova empresa possa continuar as obras. Segundo o TJMG, ainda não é possível adiantar quando essa nova licitação será aberta, mas não deve demorar muito.
A mesma empresa havia ganho também a concorrência para o fórum de Diamantina e lá também interrompeu os trabalhos – especulações não confirmadas dizem que a empresa, sediada em Betim, “quebrou”. Segundo a assessoria de imprensa do TJMG, 36 obras de novos fóruns estão em andamento, a grande maioria com evolução absolutamente normal. No total, estão sendo criados aproximadamente 1.500 empregos. Dois fóruns já foram inaugurados em dezembro pelo presidente Nelson Missias de Morais: Cruzília e Morada Nova de Minas. No próximo dia 17, ele inaugura o fórum de Jaíba e até o final de seu mandato, em junho, irá inaugurar pelo menos mais 20.
Tentamos entrar em contato com a empresa licitada, mas não tivemos êxito.