Faça o teste e veja o quanto você contribui para um ambiente melhor

Faça o teste e veja o quanto você contribui para um ambiente melhor

Sou uma ambientalista radical, daquelas que pensa o tempo todo em reciclagem, preservação e proteção e, como tal, procuro todas as oportunidades para agir de acordo com as minhas convicções. O ideal é que todas as pessoas tentem ser amigas do meio ambiente e, consequentemente, do nosso planeta. Neste contexto, qualquer ação individual é importante.

Aproveite que hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente e faça esse teste. Nele, você pode medir o que já faz em favor da nossa casa maior, que é o planeta terra. Marque o que você faz para ser um agente ativo da reciclagem e lembre-se: esse é um teste que, quanto mais você faz, mais você acerta.

🔲 Adoto conceitos Economia Circular, Lixo Zero = Zero Aterro e Consumo Consciente no meu dia a dia, em casa, no trabalho e no lazer.

🔲 Sou um consumidor consciente: penso bem antes de comprar. Será que preciso? Escolho sempre produtos sem embalagens, ou com embalagens realmente recicláveis

🔲 Antes de comprar, pesquiso o fornecedor dos produtos. Só compro produtos com origem rastreável, socialmente e ambientalmente corretos. Alerta pras empresas que praticam greenwashing.

🔲 Separo os resíduos orgânicos, inorgânicos recicláveis e inorgânicos não recicláveis

🔲 Tenho três coletores em casa

🔲 Faço compostagem c/ os resíduos orgânicos que não são utilizados na alimentação animal.

🔲Planto árvores e hortas com o composto orgânico gerado com a compostagem ou Vermicompostagem.

🔲 Incentivo meus amigos a separarem os resíduos

🔲 Limpo e seco os recicláveis antes de descartá-los

🔲 Coloco meus recicláveis no dia e no horário que a coleta seletiva passa na minha rua

🔲 Sei onde está o Ponto de Entrega Voluntária mais próximo da minha casa (Muro Inteligente)

🔲 Pesquiso sempre que tenho dúvidas se o material é reciclável ou não – no geral, todas as embalagens vão para a triagem da coleta seletiva.

🔲 Descarto corretamente os resíduos perigosos: pilhas, baterias, lâmpadas, máscaras, remédios, seringas, tintas, óleos e outros. Levo a outro município onde exista orientação mais clara, se necessário.

🔲 Nunca descarto óleo, remédio e tinta na rede de esgoto ou nos cursos d’água

🔲 Uso água de maneira consciente

🔲 Embalo cuidadosamente os vidros e materiais cortantes antes de descartá-los

🔲 Uso jornal ou saco de papel nas lixeiras de banheiro ao invés de sacos plásticos. Utilizo somente um saco plástico na casa inteira pro lixo que será destinado ao aterro sanitário. Tento fazer possível para Zerar esse “lixo”.

🔲 Levo sacolas retornáveis para o Mercado: a ideia é não gerar lixo plástico nas compras.

🔲 Não utilizo plásticos de um único uso, nem descartáveis. O município deveria criar lei específica pra isso: proibir plásticos de um único uso. Nós geramos um oceano de plásticos e reciclamos uma gota. Muitos plásticos são difíceis de se reciclar, apesar das sinalizações nas embalagens do tipo de reciclagem.

🔲 Faço pequenas substituições como: trocar absorvente descartável por calcinha e absorvente reutilizáveis. O mesmo com fraldas descartáveis: troco por fralda reutilizável. Troco também o papel higiênico por duchinha. O processo de fabricação do papel higiênico gasta bastante água. Descarto fezes dos animais na privada, evitando assim o uso de sacolinhas plásticas.

🔲 Pratico os 5R’s: Repenso, Recuso, Reuso, Reduzo e Reciclo

 

 

Aline Dias

Esposa, mãe, Administradora de Empresas com MBA em Gestão Empresarial Ambientalista, Suplente de Conselheiro no Subcomitê Ribeirão da Mata e voluntaria na Comunicação e Mobilização da Frente Socioambiental, Recoa, Ong Lagoa Viva, Parque Estadual Serra do Sobrado Amigos

ARTIGOS RELACIONADOS

Cadê o chafariz da praça da Prefeitura?

Cadê o chafariz da praça da Prefeitura?

Penso no que fazer com a monumental conta de água desse mês. Setecentos míseros reais, bagatela.

LEIA MAIS
Cola cum nóis que cê desbrilha…

Cola cum nóis que cê desbrilha…

Pelas quebradas virtuais que tanto a gente frequenta, fiz um novo amigo divertidíssimo, que provavelmente algum leitor também sabe quem é, o André Gabeh, um multiartista sensacional, autor de um

LEIA MAIS