Lagoa Santa e Confins recebem o projeto Sons no Vale

Lagoa Santa e Confins recebem o projeto Sons no Vale

(Foto: Andre Fossati/Confluencia)

A segunda edição do projeto Sons no Vale vai acontecer entre os dias 19 e 22 de maio, em Lagoa Santa, e de 26 a 29 de maio, em Confins. Na programação, a realização de três oficinas para adultos e jovens a partir de 10 anos de idade, além de show de encerramento, exibição de cinema em praça pública – um longa, um curta-metragem e um videodocumentário especialmente produzido sobre a cidade – a realização de três oficinas para adultos e jovens a partir de 10 anos de idade.

O Sons no Vale, que ocorreu pela primeira vez em 2013, no Vale do Jequitinhonha, tem o objetivo de difundir gratuitamente o cinema e a música, ao mesmo tempo em que proporciona a oportunidade de iniciação no fazer técnico dessas artes, voltado para jovens. Todas as atividades são gratuitas.

Conheça o projeto

O projeto oferece vagas para oficinas de musicalização, sonorização e iluminação para jovens e adultos iniciantes, ministradas por monitores experientes, com expressiva atuação no cenário nacional.

A oficina de musicalização é uma experiência musical e troca de saberes entre monitores e alunos, com diferentes gostos e vivências musicais. A de iluminação oferece aulas teóricas e práticas sobre técnicas de iluminação para shows e eventos. Já a de sonorização, terá aulas teóricas e práticas sobre técnicas de sonorização para shows e eventos.

As oficinas vão acontecer de quinta a sábado em salas de aula. No sábado, durante o dia, acontece a montagem da estrutura em praça pública, onde ocorrerá uma apresentação para a comunidade. Os participantes das oficinas de sonorização e iluminação participam da montagem dos equipamentos e os operam durante a apresentação. Os alunos da oficina de musicalização vão fazer uma apresentação musical para o público. Todos os alunos colocam em prática o que aprenderam na teoria. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site: www.sonsnovale.com.br.

O videodocumentário, que também será exibido em praça pública, será produzido pela equipe do projeto, a partir de depoimentos da população das comunidades, de maneira a valorizar suas culturas e costumes, resgatando e preservando suas histórias.  O objetivo é documentar e registrar o patrimônio material e imaterial, histórico e cultural do lugar.

As sessões para o público

Durante as sessões de cinema em praça pública haverá distribuição de pipoca e, em todos os eventos, a organização irá disponibilizar máscaras para proteção conta a covid-19, para quem solicitar. Todas as atividades do Sons no Vale são gratuitas.

O projeto Sons no Vale tem a sua programação visual inspirada nos sítios arqueológicos e grutas da região. O Sons do Vale é apresentado pelo Ministério do Turismo e o Instituto CCR, com apoio das Prefeituras de Lagoa Santa e Confins, e realização da Cinear Produções.

Programação

Lagoa Santa: dias 19, 20, 21 e 22 de maio.

De quinta-feira (19) a sábado (21) – Oficina de Iluminação, Oficina de Sonorização e Oficina de Musicalização, realizadas no Prédio Histórico da Escola Dr. Lund – de 19h às 22h;

21 de maio (sábado) – Apresentação Musical – Local: Praça Dr. Lund– A partir das 19h30;

22 de maio (domingo) – Exibição de Cinema ao ar livre – Local: Praça Dr. Lund– A partir das 19h30.

Confins: dias 26, 27, 28 e 29 de maio.

De quinta-feira, 26 a sábado, 28

Oficinas de Iluminação e de Sonorização – Local: Craslem – das 19 às 22h;

Oficina de Musicalização – Local: Poliesportivo – das 19 às 22h;

28 de maio (sábado)  – Apresentação Musical – Local: Praça Getúlio Vargas – A partir das 19h30;

29 de maio (domingo)  – Exibição de Cinema ao ar livre – Local: Praça Getúlio Vargas – A partir das 20h.

(Leo Lara)                                                      

 

PROGRAMAÇÃO DE FILMES

DOCUMENTÁRIO DA CIDADE – Livre (2022) – Direção: Inácio Neves. Em cada cidade visitada pelo Projeto, foi produzido um documentário abordando suas culturas, histórias e tradições, possibilitando que a população se reconheça na tela grande.

A ALQUIMISTA – Animação – Livre (2018) – 4 min – Direção: Taís Val – SINOPSE: Liz é uma alquimista reclusa que vive nos subterrâneos. Ela está construindo uma máquina de música e precisa do ingrediente final para pô-la em funcionamento. Todas as opções que utiliza como ingrediente falham, mas Liz descobre inesperadamente o que precisa para a máquina.

SING – QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA – Animação – Livre (2017) – 1h e 48 min – Direção: Lee Unkrich, Adrian Molina. SINOPSE: Um empolgado coala chamado Buster decide criar uma competição de canto para aumentar os rendimentos de seu antigo teatro. A disputa movimenta o mundo animal e promove a revelação de diversos talentos da cidade, todos de olho nos 15 minutos de fama e US$ 100 mil dólares de prêmio.

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Minhas duas mães

Minhas duas mães

Uma mulher alegre, feliz com a vida, boa com todos que a cercavam. Aparecida, minha mãe, merece todas as homenagens não só hoje

LEIA MAIS
A falta que Carminha me faz

A falta que Carminha me faz

Minha mãe costurava. Costurava tão bem que muitas pessoas ainda guardam, como relíquias, os vestidos e conjuntos que saiam da sua Singer. Ou a máquina de costura seria Elgin? Cresci

LEIA MAIS