Desde que conquistou 7.194 votos nas últimas eleições, numa performance surpreendente para quem entrou há pouco tempo na arena política, o empresário Emiliano Braga, do Patriota, tem utilizado crescentemente as redes sociais para ampliar o alcance de suas ideias. E quem sabe, dar seguimento à sua trajetória política.
A estratégia tem funcionado: Emiliano vem aumentando significativamente o número de seguidores nas redes sociais; que só crescem a cada “live” que ele promove com alguns dos campeões de audiência na Internet.
Foi o caso dos encontros com o ex-prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli; com o vereador carioca Gabriel Monteiro e em breve, garante sua assessoria, com expoentes de outras linhas de pensamento. Os eventos prometem uma agenda plural, que ainda será anunciada. O empresário pretende se encontrar virtualmente com uma infinidade de convidados, que inclui economistas progressistas e liberais, ativistas de causas sociais, comunicadores, empresários e políticos.
Assumidamente um político conservador, que se considera de centro-direita, Emiliano, nestas lives, troca ideias com políticos e pensadores de todos os matizes ideológicos, em especial aqueles que “bombam” nas redes. Elas começaram no dia 22 de abril, quando ele se reuniu com o ex-prefeito de Colatina, no Espírito Santo, Sérgio Meneguelli. O capixaba se tornou um fenômeno nas redes sociais por conta de sua simplicidade e austeridade à frente da prefeitura do município, que acabaram cativando inúmeros seguidores em suas redes sociais.
A fanpage de Meneguelli no Facebook conta atualmente com mais de 2 milhões de seguidores, além dos grupos que reúnem cerca de 800 mil membros. Durante a live, Meneguelli mostrou intimidade e proximidade tanto com o pedro-leopoldense quanto com a cidade. Disse que, passada a pandemia, quer conhecer a região e seus potenciais. Emiliano destacou que o setor privado é que faz os investimentos e gera os empregos, mas que o setor público tem o papel de criar as condições para os negócios privados prosperarem.
Meneguelli concordou e mostrou que fez isso pessoalmente. Segundo ele, sua exposição nas redes sociais durante o mandato como prefeito teve o objetivo de tornar sua cidade – e seus atrativos – mais conhecidos dos brasileiros. “Eu levei o nome de Colatina no peito, ela é o produto que eu tornei conhecido e divulgo através de palestras, reuniões, lives”, disse. E ele foi longe. Fez palestra em Harvard e recebeu prêmios mundo a fora, sendo reconhecido pela comunidade brasileira nos mais diversos lugares. “Muita gente me disse que nunca tinha ouvido falar em Colatina, mas comigo passou a conhecer”, afirmou o ex-prefeito capixaba.
A segunda live de Emiliano aconteceu no dia 13 de maio e reuniu o empresário ao ex-PM carioca Gabriel Monteiro, que ostenta números chineses em suas redes sociais. No Instagram, são 2,6 milhões de seguidores; no Facebook, 3,8 milhões e, no Youtube, 3,63 milhões. Gabriel Monteiro é evangélico e filho de um pastor da Igreja Assembleia de Deus. Com vários processos por insubordinação, ele chegou a ser expulso da Polícia Militar, à qual foi reintegrado antes de se desligar para ser candidato. Foi o terceiro vereador mais votado do Rio no ano passado, com 60.326 mil votos, superado apenas por Tarcísio Motta (PSOL) e Carlos Bolsonaro.
Suas bandeiras são a fiscalização de abrigos e hospitais públicos, que faz com estardalhaço, o que lhe valeu várias representações na Justiça. Mas também se posiciona pela melhoria do transporte púbico e da Defesa animal. Sobre Gabriel, Emiliano destaca que suas lives têm como pilar o respeito à individualidade e à liberdade de expressão e que pode até discordar de muitas das posições do vereador, “mas cabe aos seus milhares de eleitores a avaliação de sua gestão.
A live, que teve picos de 3.800 visualizações, ocorreu sem grandes arroubos por parte do polêmico convidado que, ao ser perguntado por Emiliano se pretende alçar voos mais altos na política, respondeu: “hoje, o meu maior objetivo é ser um excelente vereador. 2022 está nas mãos de Deus”. Emiliano, por sua vez, destacou a necessidade do político fazer jus à confiança do povo brasileiro, que trabalha muito e recebe pouco do poder público. “Tem que fazer o certo o tempo todo, mesmo quando ninguém estiver olhando”, observou.
As lives de Emiliano estão tendo o resultado que ele esperava: abrir o debate e ampliar o seu universo de interlocutores, além de, segundo ele, buscar soluções que possam ser utilizadas em nossa região. Uma estratégia que tem o respeito até mesmo dos adversários, como o advogado Kelsen Ribeiro, do PSOL. “Eles pelo menos estão movimentando a vida política da cidade; já a esquerda continua parada, quando poderia estar fazendo oficinas, congressos e lives”, critica Kelsen. “Você pode ver que a direita está bem organizada em Pedro Leopoldo”, completa.