Não há mais máscaras cirúrgicas nas principais farmácias de Pedro Leopoldo

Não há mais máscaras cirúrgicas nas principais farmácias de Pedro Leopoldo

As máscaras sumiram das prateleiras das farmácias

As orientações vêm de todos os órgãos de saúde, inclusive a Organização Mundial de Saúde (OMS): não usem as máscaras cirúrgicas para evitar o coronavírus. Mesmo assim, houve uma corrida às farmácias e, hoje, se um pedro-leopoldense  precisar de uma máscara, por qualquer motivo, dificilmente vai encontrar. O site AQUI PL procurou nas unidades da Lucena, na Drogaria Araújo e na farmácia do Juca do centro. Resposta unânime: o produto acabou. E a ressalva: já encomendamos mais.

A orientação da OMS é que as pessoas só usem máscaras se elas mesmas estiverem doentes, apresentando sintomas respiratórios como tosse ou nariz escorrendo. O motivo é evitar a transmissão para outra pessoa, não evitar a infecção. Máscaras são recomendadas só para quem estiver em contato com alguém que apresente qualquer sintoma gripal. Ou seja, se a pessoa está saudável, só deve usar a máscara se estiver cuidando de alguém que tenha suspeita de coronavírus.

Mesmo assim, ela deve ser descartada depois de quatro horas de uso. Depois desse período, a máscara se torna fonte de infecção para quem estiver usando. Para se defender do vírus, o ideal mesmo é a higiene frequente das mãos, seja lavando com água e sabão ou utilizando álcool. Evite tocar o rosto e superfícies muito utilizadas. Limpeza e higiene ainda são a melhor defesa contra o vírus.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Pedro Leopoldo Rodeio Show faz 20 anos com edição histórica

Pedro Leopoldo Rodeio Show faz 20 anos com edição histórica

Começou a contagem regressiva para uma das festas mais aguardadas do país. O Pedro Leopoldo Rodeio Show celebra 20 anos com uma edição especial e uma programação incrível, com os

LEIA MAIS
Festa do Trabalhador acontece na Praça da Estação e na região norte

Festa do Trabalhador acontece na Praça da Estação e na região norte

A festa acontecerá de forma descentralizada em duas datas, nos dias 01 e 04 de maio, e trará uma programação diversificada, com bandas locais, barraquinhas de comidas típicas e a tradicional Feirinha da Estação.

LEIA MAIS