Pedro Leopoldo precisa despertar novamente

Pedro Leopoldo precisa despertar novamente

Márcio Rogério de Souza

O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores, é uma data comemorativa destinada a celebrar as conquistas obtidas pelos trabalhadores ao longo da história e refletir sobre direitos e legislação trabalhista. Porém, o primeiro direito a ser considerado, e que no momento da nossa cidade, se faz necessário refletir, é o direito ao emprego e à renda.

Infelizmente sabemos que, nas últimas décadas, nossa cidade vem assistindo e sentindo os efeitos de uma desaceleração drástica do seu desenvolvimento econômico. Empresas de porte considerável, que foram durante um período áureo as bases para o nosso crescimento e desenvolvimento, encerraram suas atividades. Por outro lado, vem ocorrendo um pequeno avanço na instalação e operação de novas empresas no município, capaz de manter o desenvolvimento do município.

Esta percepção que nós pedro-leopoldenses temos é justificada em números. Veja abaixo análise que fiz mediante dados do IBGE, referente ao crescimento do PIB per capita de Pedro Leopoldo e cidades próximas, considerando os censos de 2010 e 2021:

Pedro Leopoldo – 54%

Lagoa Santa – 75%

Matozinhos – 92%

Sete Lagoas – 91%

Prudente de Morais – 156%

De acordo com os dados básicos para correção pelo INPC (índice nacional de preços ao consumidor), disponibilizado pelo IBGE, a variação acumulada do INPC no período 2010/2021 foi de 93%, ou seja, Pedro Leopoldo apresenta um retraimento considerável no seu desenvolvimento econômico, levando como base, para esta análise, a evolução do PIB per capita.

São necessárias políticas públicas bem estruturadas para reverter este cenário. É imprescindível incluir o desenvolvimento econômico na agenda de prioridades da gestão do município; construir forte parceria com o setor produtivo; desenvolver programa de desenvolvimento a partir das vocações e oportunidades do município e região; além de estimular e facilitar a formalização de empreendimentos e de Microempreendedores Individuais.

É muito importante a gestão municipal ter foco no desenvolvimento econômico e social do nosso município, e para isto é fundamental, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico, com a participação de agentes dos diversos setores da sociedade civil.

Estou falando aqui da necessidade de ser constituído um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, formado por representantes do setor industrial, setor do comércio, setor de serviços, setor do ensino, associações de classe tipo a ASEP, OAB, CREA e outros, e pelo governo municipal. Este Conselho subsidiará o Governo Municipal com ideias e propostas, que permitirão ao governo municipal a implementação de políticas públicas consistentes, que possibilitarão a retomada do crescimento de Pedro Leopoldo.

Com um bom Plano de Desenvolvimento Econômico, o município poderá estar apto a empreender naquilo que eles têm mais aptidão, é algo muito sábio. Até porque os governantes municipais e seus gestores devem ter um olhar mais sensível para as necessidades e as oportunidades que o nosso município enfrenta e que possui.

Pedro Leopoldo é um município com um grande potencial para o crescimento. Estamos localizados em uma posição estratégica e privilegiada, a 40 km da capital, a apenas 8 km do Aeroporto Internacional, com um entroncamento rodoviário satisfatório, com bons acessos pela MG 424 e pela MG 10, e com acessos muito rápidos à BR 381, BR 040 e BR 262, o que permite condições muito favoráveis para o recebimento e escoamento de bens e serviços. Temos também disponibilidades satisfatórias de recursos hídricos e energéticos.

Outro ponto a ser considerado é nosso potencial turístico, ainda a ser explorado de forma estratégica e estruturada. Temos o potencial turístico em torno da figura do nosso ilustre Médium Chico Xavier, nossas riquezas arqueológicas e naturais, Pedro Leopoldo é considerada a porta para o Circuito das Grutas.

Em nossas grutas, lapas e cavernas é possível encontrar registros históricos, que deram origem a grandes descobertas pré-históricas. Há de se considerar as riquezas culturais do nosso município, que exala folclore, festas populares, artistas por todos os cantos. Para esta riqueza em potencial, a Economia Solidária e a Economia Criativa são muito aplicáveis em experiências de outros municípios trazendo a geração de emprego e renda para a população.

É isto aí, Pedro Leopoldo precisa é se despertar novamente. Temos um potencial incrível. Somos um povo inteligente e de bom nível cultural. Só falta mesmo termos uma política municipal mais profissional, com foco, acompanhamento de metas e com maior participação popular.

*Márcio Rogério de Souza é engenheiro

 

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Moradora de Pedro Leopoldo recebe homenagem na Câmara de BH

Moradora de Pedro Leopoldo recebe homenagem na Câmara de BH

Anahy recebeu a prestigiada Comenda Amor de Mãe, uma iniciativa do vereador Maninho Félix (PSD)

LEIA MAIS
Dia das mães com superpromoção na Cheirin Bão

Dia das mães com superpromoção na Cheirin Bão

A cesta traz o doce de leite puro, grão microlote de café especial, uma semi-jóia com grão de café, uma cafeteira francesa

LEIA MAIS