Prefeita Eloisa lamenta possível perda da LafargeHolcim

Prefeita Eloisa lamenta possível perda da LafargeHolcim

“É uma notícia que surpreende a todos, sobretudo por ser um bom momento para o setor cimenteiro no país, que cresceu quase 20% este ano, na comparação com o mesmo período em 2020”, afirmou a prefeita de Pedro Leopoldo, Eloísa Helena, sobre a possível saída do grupo LafargeHolcim do Brasil e as consequentes incertezas sobre o destino da fábrica de cimento em Pedro Leopoldo. “Lamentamos muito esta possível negociação porque estamos falando de 1600 empregos diretos em todo o país e de uma empresa consolidada em Minas Gerais, com fábricas em Barroso, Montes Claros e em nosso município”, completou.

Segundo a prefeita, a crise gerada pela pandemia em uma economia já estagnada e a baixa competitividade do país têm afastado investimentos estrangeiros. “Vamos aguardar como se dará esta negociação e torcer para que haja o menor prejuízo possível para os trabalhadores da empresa em nossa cidade. Aliado a isto, estamos buscando novos empreendimentos para Pedro Leopoldo e na expectativa de início das operações da Heineken na cidade, empresa com quem estamos conversando frequentemente para que a geração de emprego e renda seja destinada a pessoas do nosso município”, garantiu Eloisa.

A LafargeHolcim tem uma história de quase cinquenta anos com Pedro Leopoldo. Em 16 de janeiro de 1973, foi lançada a pedra fundamental e iniciada a construção da então Ciminas, a segunda grande cimenteira da cidade. Ela veio vinte anos após a Cauê, consolidando a fabricação de cimento como vocação econômica do município nas ultimas décadas. Uma atividade que gerou empregos para duas gerações, além da maior parte dos impostos que financiaram o desenvolvimento da cidade.

A história da Holcim Brasil se inicia no ano de 1951, quando o grupo Holderbank (hoje Holcim) adquiriu a primeira subsidiária brasileira, a Sacomex (Sociedade Extrativa de Calcário Ltda.). Dois anos depois, em 1953, a companhia assumiu a Cimento Ipanema, localizada em Sorocaba, São Paulo, mas as atividades só começaram no ano de 1973, mesmo ano em que o grupo começou as pesquisas na região de Pedro Leopoldo.

Inauguração da Ciminas

Segundo Miguel Munhoz, na época gerente de qualidade da fábrica e posteriormente gerente corporativo, havia o projeto de se instalar uma fábrica no sul de São Paulo, mas os resultados das análises químicas feitas no material da região foram positivos e aí decidiu-se vir pra cá. “Elas mostraram que o calcário daqui é de excelente qualidade”, conta Munhoz. O advogado Luiz Carlos Sena Jerônimo foi contratado para fazer a compra das propriedades da fábrica e da mina, que eram do Senhor Juquita.

A inauguração propriamente dita da fábrica da Ciminas se deu com pompa e circunstância no dia 5 de março de 1975 e teve a presença do govenador de Minas, Rondon Pacheco, recebido pelo prefeito Cesar Julião de Sales. Era tanta gente importante convidada, que Pedro Leopoldo não tinha um espaço à altura do evento e a festa aconteceu na Casa do Baile, na Pampulha.

O advogado Luiz Carlos Sena Jerônimo

O diretor técnico inicial foi Nikolaus Boller, que dirigiu a fábrica de Pedro Leopoldo por quase 30 anos. A Ciminas produzia então 2800 toneladas de clínquer por dia. Com as adições de gesso e escória, chegava a 3 mil toneladas ou 90 mil por mês.  Neste início de atividades, a fábrica tinha cerca de 300 funcionários e oferecia os melhores empregos da cidade.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça as finalistas do concurso Rainha do Rodeio 2024

Conheça as finalistas do concurso Rainha do Rodeio 2024

Falta menos de um mês para as noites de junho sejam aquecidas com muita música, alegria e diversão em uma das maiores festas do peão do Brasil, que estreia em

LEIA MAIS
Sicoob Credipel celebra 30 anos de parceria com Pedro Leopoldo

Sicoob Credipel celebra 30 anos de parceria com Pedro Leopoldo

Desde que, em 24 de fevereiro de 1994, um grupo de produtores rurais decidiu criar uma cooperativa de crédito, muita coisa aconteceu…

LEIA MAIS