Projeto do parque do Sobrado sai da pauta. População protesta na Câmara

Projeto do parque do Sobrado sai da pauta. População protesta na Câmara

A mudança no Plano Diretor, transformando a área de amortecimento do Parque do Sobrado em zona urbana, teria que ser aprovada por dois terços da Câmara. A oposição de três dos vereadores – Marcus Marinho, Pastor Zé Maria e Toninho da Distribuidora – e a ausência de Alex da Farmácia, que se isolou porque teve um funcionário afastado por Covid-19, acabaram fazendo com que o projeto saísse da pauta. Os três vereadores não concordam com a votação sem o plano de manejo, que definirá as condições para o aproveitamento da área.

É bom lembrar que o plano não impede nenhum tipo de empreendimento comercial ou residencial, apenas indica as condições necessárias para que o impacto seja o menor possível para o parque, o que inclui, por exemplo, medidas compensatórias.

Chamados pela Frente Socioambiental, entidade local que reúne organizações e pessoas em favor das causas ambientais, dezenas de pedro-leopoldenses se reuniram na p0rta da Câmara, para protestar contra o aprovação do projeto, que aconteceria sem debate, sem plateia e a pouco mais de um mês do final da legislatura. Posteriormente, mais dois vereadores, Fred Piau e Geraldo Loro, também disseram aos manifestantes que não aprovam o projeto sem o plano de manejo.

O presidente Paulinho da Farmácia ainda pode colocar o projeto em votação na próxima reunião, que será a última do ano, ou convocar uma reunião extraordinária. Caso isso não aconteça, segundo o ex-vereador Júlio Cesar Lopes, o projeto terá que ser arquivado, “pois não poderia passar de uma legislatura para outra”.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Neste sábado tem ato contra o pedágio em PL

Neste sábado tem ato contra o pedágio em PL

Desde a divulgação do Edital de Concessão das rodovias do Vetor Norte (MG 424, MG 010 e LMG 800) no dia 15 de fevereiro, tanto a sociedade quanto agentes políticos

LEIA MAIS
Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

AQUI PL apresenta um resumo da prestação de contas da nova administração, seguido das opiniões de alguns de seus leitores, que responderam a uma única pergunta: como você avalia o início da nova administração?

LEIA MAIS