Semana da Compostagem: a natureza reaproveita o que é bom para ela

Semana da Compostagem: a natureza reaproveita o que é bom para ela

(Divulgação Prefeitura de Santos)

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Antoine Lavoisier)
Estamos no outono e, pode parecer brincadeira, mas muita gente em Pedro Leopoldo não gosta das folhas que caem nesta época do ano. E pedem o corte da árvore. Quando o pedido é atendido pela prefeitura, são dois os crimes contra a natureza: o corte muitas vezes desnecessário em tempos de aquecimento global e a erradicação das folhas, que poderiam retornar à natureza trazendo benefícios.

As folhas secas, quando entram em decomposição, devolvem matéria orgânica para o solo, além de nutrientes importantes para a terra, a exemplo do carbono e nitrogênio. Ou seja, elas podem ser reaproveitadas pela natureza em vez de ficarem presas dentro de sacos plásticos em um aterro, por muitos anos.

Este processo se chama compostagem, que é a decomposição da matéria orgânica, cujo resultado é o adubo que fertiliza o solo. Ela é realizada por microorganismos que, na presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria orgânica, o que faz com que elementos químicos e nutrientes retornem à terra.

A compostagem é tão importante que, a partir desse domingo, é realizada no Brasil e no mundo a Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem (International Compost Awareness Week 2021 – ICAW), um movimento que nasceu na Europa e tem como tema em 2021 “Como reciclar resíduos alimentares e alimentar os nossos solos?”

No Brasil, a semana, que vai até o dia 8 de maio, está sendo realizada em vários municípios, em especial na região sul e em São Paulo, locais onde os conceitos de reciclagem, reutilização e reaproveitamento já fazem parte do dia a dia das administrações municipais. Aqui o lema é “Plantar, comer….COMPOSTAR…. Repetir!” O objetivo desses eventos é orientar sobre os modelos de aproveitamento de recursos orgânicos, em casa, nas empresas e nos municípios que desejam se tornar “lixo zero”, com reciclagem, destinação correta de inorgânicos, inclusive com logística reversa, e aproveitamento dos orgânicos – menos desperdício e COMPOSTAGEM.

A ideia é aumentar a consciência da população sobre os benefícios da compostagem e da reciclagem de orgânicos. E são muitos os motivos para compostar: o processo melhora a qualidade do solo e diminui a emissão de metano de aterros sanitários, além de ser uma excelente forma de mitigar efeitos das mudanças climáticas. E mais: ao mesmo tempo em que enriquece o solo, reduz a necessidade de pesticidas e herbicidas, que são nocivos para a saúde humana e a natureza.

A semana de Guarulhos (SP), por exemplo, tem como foco sensibilizar a população sobre a importância de dar o destino correto dos resíduos orgânicos, quebrar paradigmas em relação à compostagem e mostrar a sua importância e benefícios, ensinando como fazer o seu próprio adubo de forma simples e prática. No evento será lançada a campanha “Folha seca Não É Lixo, É Vida!” e o “Clube dos Composteiros de Guarulhos”. Serão promovidos sorteios de minhocários e composteiras em baldes, minhocas californianas e balanças digitais para pesar quanto de resíduos é desviado do aterro sanitário.

Para a ambientalista Aline Dias, este é um exemplo para nossa cidade. “Estamos perdendo tempo, Pedro Leopoldo tem condições de fazer mais. As pessoas, dentro das próprias casas, podem fazer mais pelo meio ambiente. Ideias como compostagem e coleta seletiva precisam ser espalhadas. E rápido, pois já há cientistas falando que já passamos do ponto de retorno e há pouco tempo para a recuperação dos ecossistemas”, afirma.

Atualmente, mais de 50% dos resíduos gerados pela sociedade são oriundos de resíduos orgânicos que, uma vez compostados, podem ser transformados em adubo orgânico, evitando que esse material seja depositado no aterro sanitário. Alguns produtos dão boas compostagens como borra de café, casca de ovo, cinzas de madeira, fezes de animais, aparas de relva, água de aquário, vinagre, entre outros.

 

SAIBA MAIS SOBRE COMPOSTAGEM

Como fazer compostagem: youtu.be/oVwhPelQ3ls

Como fazer compostagem caseira: youtu.be/Oc8p3Q7F6E4

Método Lages de compostagem para canteiros: youtu.be/i6g52028YK8

Compostagem: acelerada: www.instagram.com/tv/COdyU9LJzIH/?igshid=648x5r02t7pb

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Má gestão de recicláveis pode aumentar casos de dengue

Má gestão de recicláveis pode aumentar casos de dengue

O aumento dos casos de dengue em Pedro Leopoldo pode ser diretamente relacionado à falta de incentivo aos catadores por parte da prefeitura. A urbanização descontrolada e a negligência na

LEIA MAIS
Vem aí nova onda de calor e árvore que é bom, nada

Vem aí nova onda de calor e árvore que é bom, nada

Elas perderam sua principal função: proporcionar sombra, melhorar a qualidade do ar e amenizar a temperatura, ou seja, trazer mais conforto para o cidadão

LEIA MAIS