Camila Rajão é a nova presidente do PT de Pedro Leopoldo

Camila Rajão é a nova presidente do PT de Pedro Leopoldo

“Reafirmamos o nosso compromisso com a boa política, que é aquela que discute, que escuta, que abre espaço ao contraditório, ao diferente, aquela que inclui; democrática na palavra, no diálogo e na ação”. Com estas palavras, Camila Rajão encerrou seu discurso de posse como a nova presidente do PT de Pedro Leopoldo, em uma cerimônia simples, mas cheia de alegria e simbolismos.

O evento aconteceu no último sábado, 28/10, no auditório do Hotel Tupyguá e teve presença expressiva de filiados, simpatizantes e figuras importantes do Partido dos Trabalhadores, como a deputada estadual Macaé Evaristo. A parlamentar saudou a nova dirigente partidária, destacando o fato de Camila ser jovem e mulher, representando uma renovação que é muito importante para o partido.

“É com muito otimismo e muita alegria que eu vejo uma mulher, jovem, assumindo a presidência do PT de Pedro Leopoldo. O PT é um partido que, historicamente, valoriza a presença da juventude e das mulheres. Isso faz parte da dinâmica do partido, afinal é sangue novo, gente com muita energia. A democracia é um bem muito importante para nós e precisamos de muita gente para construí-la no dia a dia das cidades”, disse Macaé Evaristo, que colocou seu mandato à disposição de Pedro Leopoldo.

A deputada Macaé Evaristo discursa na posse do novo diretório do PT de PL

Ao dar posse ao novo diretório, a vice-presidente Vânia Beatriz Viana destacou a energia e a visibilidade que o partido adquire com uma turma nova à frente de seus destinos. A nova diretoria do partido no município tem Camila Rajão na presidência e como membros Elumar Cipriano, Aparecida Muniz Barbosa, Felipe Libanio, Adriana Marques, Bruno Fernandes, Luiza Helena Pereira e Ricardo Nascimento. Na comissão de Ética, assumiram Vânia Beatriz Viana, Valdivina Soares Pinto e Ivone Diniz. O Conselho Fiscal passa a ser formado por Irene Caldeira Couto, Suzana Moreira e Marcelo Ferreira.

 

O Secretário de Relações Institucionais, Ricardo Aurélio Nascimento, comemorou a transição para um PT renovado, “com a juventude trazendo novas propostas de melhorias para a população e para a sociedade”. Fundador do partido em Pedro Leopoldo, junto a companheiros como Elvécio Bastos e Wilson Sales, ele lembrou que, simultaneamente, foi criado o Sinticomex e destacou sua importância como representação dos trabalhadores.

“Com a volta do PT ao governo, não vencemos o fascismo, mas demos passos gigantescos para a frente, mesmo enfrentando um congresso conservador”, observou Ricardo, ao comentar o governo Lula. “As eleições do ano que vem serão o nosso próximo desafio e temos que nos unir em torno de Camila em busca das mudanças que a cidade precisa”, acrescentou.

Em seu discurso de posse, a nova presidente do PT em Pedro Leopoldo agradeceu o trabalho dos militantes que a antecederam e daqueles que se mobilizaram em torno do grupo que ora assume o partido. “Agradecemos também àqueles que, sem integrarem o partido, se colocam ao nosso lado enquanto enfrentamos os duros desafios gerados pela política antidemocrática e negacionista que ganhou espaço no Brasil nos últimos anos e que continua disputando espaço na política”, afirmou Camila.

Para ela, a força do PT reside no exercício da democracia e em suas raízes junto ao povo, que deve ser ouvido em suas preocupações e anseios. “É fundamental fortalecer os movimentos sociais populares, que são agentes importantíssimos das transformações estruturais de que tanto precisamos”, frisou a presidente.

Comprometendo-se a incentivar maior participação na política de grupos marginalizados como mulheres, pessoas negras e LGBTQIAP+, Camila revelou seu desejo de que “a cada nova direção que assuma o PT em Pedro Leopoldo, mais diversas sejam suas cores, gêneros e posições sociais; e que assim também seja nossa sociedade”.

Ela finalizou seu discurso defendendo políticas públicas que atendam às necessidades do povo trabalhador, garantindo mais qualidade de vida para a população. “Que o povo tenha não somente o seu emprego assegurado, mas que trabalhe em condições dignas, receba de forma justa, possa se deslocar pela cidade com um mínimo de conforto, respeito e segurança dentro dos coletivos”, apontou.

“Que o povo possa comer bem e de forma saudável, que tenha acesso à cultura porque a arte é política, é transformadora, é revolucionária. Que as escolas cumpram seu papel de formação crítica, valorizando quem ensina e que tudo isso possa ser construído e conquistado com responsabilidade ambiental”, concluiu Camila.

A diversidade aliada à representatividade é uma característica marcante da nova direção do PT em Pedro Leopoldo. Bruno Fernandes é membro do Conselho municipal LGBTQIAP+ e Ivone Diniz é presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial. Ambos destacaram as adversidades enfrentadas por estes segmentos em sua luta por inserção na sociedade.

“Chegamos longe e valeu a pena esperar. Tudo isso nos motiva a acreditar em um amanhã bem melhor, em que a população negra esteja sentada em mesas como essa e seja representada de acordo com seu tamanho na sociedade”, destacou Ivone, em um discurso emocionado.

Irene compõe o Conselho Fiscal e Valdevina, a Comissão de Ética

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça a nova casa do Rodeio: o Parque da Música

Conheça a nova casa do Rodeio: o Parque da Música Popular

As obras para o tão aguardado Parque da Música seguem em ritmo intenso para que, de 07 a 15 de junho, o Pedro Leopoldo Rodeio Show 2024 ocupe a sua

LEIA MAIS
Hoje seria a Festa do Poste!

Hoje seria a Festa do Poste!

Na Pedro Leopoldo que todos sonhamos, certas coisas nunca acabariam. Entre elas, a Festa do Poste, que completaria hoje 44 anos. Tudo começou no dia 20 de abril de 1980,

LEIA MAIS