Administração que sai nada faz, a que entra nada diz. A Covid aumenta e o atendimento diminui

Administração que sai nada faz, a que entra nada diz. A Covid aumenta e o atendimento diminui

(Reprodução Facebook)

O cartaz afixado nas paredes do P.A. deixa claro o colapso da assistência pública aos doentes de Covid-19 em Pedro Leopoldo. E não há sequer uma indicação para o cidadão “com sintomas gripais” procurar orientação ou atendimento. O vereador diplomado Matheus Utsch pergunta: cadê o novo hospital adquirido para isto? Mais de 6 milhões gastos só na compra do imóvel, fora os equipamentos e despesas com pessoal? Se era um hospital para a primeira onda de Covid, deveria estar funcionando…”

As críticas do novo vereador – que toma posse no próximo dia 1º de janeiro – não se restringem à administração que deixa a prefeitura. “Cadê o novo secretário para exigir medidas de segurança? Para avisar o que será feito?”, questiona Utsch, já que a prefeita eleita Eloisa de Tadeu sequer anunciou seu secretariado, a dez dias da posse na administração do município. Há especulações de que o secretário de saúde será o médico Hélio Viana Nery, que é funcionário da prefeitura no setor de Vigilância.

A situação se mostra mais grave na medida em que as aglomerações de Natal e Reveillon mostrarão suas consequências na primeira quinzena de janeiro, com o aumento óbvio no número de contaminados e doentes. Se agora o município não consegue atender suspeitos de Covid, o que acontecerá em janeiro, já na nova gestão? “Esta é uma situação que deixa a população insegura e ansiosa. Está nas mãos das administrações, da que sai e da que entra, tomar providências e anunciá-las para tranquilizar os pedroleopoldenses, tanto na fiscalização de eventos que possam provocar aglomerações e cumprimento dos protocolos de segurança, quanto na ampliação da estrutura de atendimento”, aponta o vereador.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Neste sábado tem ato contra o pedágio em PL

Neste sábado tem ato contra o pedágio em PL

Desde a divulgação do Edital de Concessão das rodovias do Vetor Norte (MG 424, MG 010 e LMG 800) no dia 15 de fevereiro, tanto a sociedade quanto agentes políticos

LEIA MAIS
Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

AQUI PL apresenta um resumo da prestação de contas da nova administração, seguido das opiniões de alguns de seus leitores, que responderam a uma única pergunta: como você avalia o início da nova administração?

LEIA MAIS