Neste sábado, 22/10, a Orquestra Sinfônica Cachoeira, de Pedro Leopoldo, foi um dos três grupos musicais convidados para acompanhar as atividades da Filarmônica de Minas Gerais, na prestigiosa Sala Minas Gerais. Os membros da nossa orquestra, que tem à frente a maestrina Carol Malaquias, assistiram a palestras, frequentaram aulas de prática instrumental, visitaram os bastidores e assistiram a um concerto – Fora de Série 7.
Em 2021, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em parceria com o Instituto CCR, realizou oficinas e aulas virtuais, individuais e coletivas, para 115 membros de quatro grupos tradicionais de três cidades mineiras: Vespasiano (Banda Jovem de Vespasiano e Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes), Confins (Corporação Mestre Mário Pereira da Luz) e Pedro Leopoldo (Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande).
Eles tiveram então atividades ministradas por músicos e musicistas da Orquestra Filarmônica entre os dias 24 de maio e 4 de junho, perfazendo um total de 20 horas de aulas síncronas para 20 executantes e 78 ouvintes, além da disponibilização de sete videoaulas que tiveram centenas de visualizações.
As atividades deste sábado foram um desdobramento da ação, agora com a possibilidade de serem presenciais. Os músicos pedro-leopoldenses foram buscados de ônibus, tiveram lanche e toda a atenção possível. Segundo Carol Malaquias, eles adoraram. “Muitos nunca tiveram contato com professores deste nível, alguns nunca tinham ido à Sala Minas Gerais. Eles puderam tocar para esses professores, serem corrigidos e receberem dicas sobre sua performance. E ainda ficaram para ver um concerto de alto nível da Filarmônica”, comemorou a maestrina. “Para a orquestra, é uma honra ser chamada novamente. Sinal de que viram algum resultado no trabalho do nosso grupo”, acrescentou.