Cemig ensina estudantes a economizar energia

Cemig ensina estudantes a economizar energia

Com o objetivo de levar orientação sobre o uso sustentável da energia para 300 mil alunos da rede pública estadual, a Cemig iniciou uma experiência inovadora, que esteve em Pedro Leopoldo neste sábado, 30/11 e continuou na segunda-feira, dia 02. Trata-se de um ciclo de palestras itinerante que tem como diferencial unidades móveis e tendas tecnológicas, equipadas com jogos interativos de eficiência energética.

O Cemig nas Escolas, como é intitulado o projeto, integra as ações do Programa de Eficiência Energética da companhia, e busca, principalmente, a disseminação de hábitos que contribuem para a redução do desperdício de energia elétrica. Para promover essa transformação, a iniciativa ocorre em duas etapas: conscientização dos alunos por meio de palestras e a visitação ao circuito de eficiência energética formado pela tenda e unidade móvel – sendo este circuito aberto ao público em geral.

Segundo o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o projeto nasce com o intuito de transformar a relação de alunos e comunidade com a energia, mostrando que é possível manter o conforto e eliminar, ao mesmo tempo, o desperdício desse recurso. “Queremos levar aos nossos clientes informações para o uso sustentável da energia, e entendemos que experiências interativas e inovadoras reforçam esse conceito”, afirma.

Jogos interativos e eficiência energética

O circuito de eficiência energética contempla uma tenda tecnológica com 4 jogos interativos, com destaque para o de realidade virtual, e uma unidade móvel (caminhão) que, em seu interior, recebe o escape room. Nesse jogo, que simula uma casa e equipamentos eletrodomésticos, os participantes deverão solucionar desafios para tornar o ambiente mais eficiente.

As atividades do circuito de eficiência energética estarão disponíveis ao público dos locais visitados. Ao longo da execução do Cemig nas Escolas, serão mais de 100 municípios e 300 mil alunos beneficiados, sendo investidos aproximadamente R$ 12 milhões para a realização da iniciativa.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Começam as barraquinhas de maio em Dr. Lund

Começam as barraquinhas de maio em Dr. Lund

A festa tem início neste fim de semana, com atividades a partir do feriado de 1º de maio; em cada fim de semana, uma família local é responsável pelas festividades

LEIA MAIS
O futebol e o jogo da polarização

O futebol e o jogo da polarização

Ronny Rodrigues* Nunca antes na história do nosso país, a Seleção Brasileira usou uniforme sem as cores da bandeira. A notícia de que isso está prestes a mudar tem provocado

LEIA MAIS