Fiemg entra na Justiça contra veto do ICMBio à Heineken

Fiemg entra na Justiça contra veto do ICMBio à Heineken

Arribação, do artista Márcio Barbosa

 

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais ajuizou ação civil pública contra a União Federal e contra o ICMBio. Na ação a entidade sustenta que agentes públicos lotados nesta autarquia, sem competência, embargaram uma obra da Cervejaria Heineken na cidade de Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte.

No caso concreto, a cervejaria demonstrou interesse em instalar uma fábrica na cidade que, conforme a legislação vigente, seria enquadrada na classe 4 de licenciamento ambiental — poluidor médio —, mas acabou embargada, fazendo a empresa desistir de se instalar no município.

Na ação civil pública, a FIEMG sustenta que o ato dos agentes do ICMBio implicou em sérios prejuízos sociais e econômicos ao município, e requer a fixação de uma indenização por dano moral coletivo.

“Após o deferimento por parte do Estado de Minas Gerais, o ICMBio, mesmo não tendo competência para se manifestar no processo de licenciamento — contrariando, inclusive, parecer da AGU no caso — embargou o empreendimento”, diz trecho da inicial.

Por fim, a entidade argumenta que os prejuízos provocados por atos dos agentes do ICMBio podem ser enquadrados na “teoria da perda de uma chance”, diante do fato de que não apenas a comunidade de Pedro Leopoldo, diretamente afetada, mas todo o entorno da Região Metropolitana de Belo Horizonte foi prejudicado.

Veja aqui o teor da ação  inicial : https://www.conjur.com.br/dl/inicial-heineken.pdf

(Reproduzido do site conjur.com.br)

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Emiliano Braga e Leozão confirmam pré-candidatura à prefeitura

Emiliano Braga e Leozão confirmam pré-candidatura à prefeitura

Emiliano expressou gratidão pela confiança depositada nele e em sua equipe, ressaltando a importância da união e determinação para enfrentar os desafios que se apresentam

LEIA MAIS
Política é igual nuvem…mas a internet é para sempre

Política é igual nuvem…mas a internet é para sempre

“Política é como nuvem, Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”, diz a frase atribuída ao ex-governador Magalhães Pinto (1909-1996), velha raposa

LEIA MAIS