José Issa Filho, uma pequena biografia

José Issa Filho, uma pequena biografia

(Escrita por Dona Natércia, sua esposa)

Filho único de um modesto casal de imigrantes sírio-libaneses, José Issa Filho nasceu em Pedro Leopoldo, no ano de 1923. Tinha apenas sete anos de idade quando seu pai veio a falecer. Ele e sua mãe ficaram reduzidos a nada. Sua mãe, muito jovem na época, fez dívidas e abriu uma pequena casa comercial. Trabalhava no comércio de sete da manhã às oito horas da noite e, depois das oito, fazia sapatinhos de lã para vender. Nessa vida de sacrifício, restava pouco tempo para se dedicar ao filho. Foram os vizinhos que o acolheram. Por ser filho único, ele passava a maior parte dos dias nas casas dos vizinhos, onde brincava com as crianças de sua idade. Por esse motivo, José Issa, o pequeno Zezé da Rua São Sebastião, sentia um profundo amor por todas as famílias dos moradores daquela rua. Entre elas, a família de Chico Xavier, que morava a poucos metros de sua casa.

Cursou o primário no Grupo Escolar São José, em Pedro Leopoldo, o ginasial no Colégio Interno Dom Silvério, em Sete Lagoas e fez o curso superior de Odontologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Retornando a Pedro Leopoldo, além de dentista, exerceu a profissão de adjunto de promotor e de professor de Matemática, de Física e de Moral e Cívica no então Colégio Imaculada Conceição. Foi um dos responsáveis pela sua fundação em 1948, quando foi eleito tesoureiro da primeira diretoria do Colégio.

Aos vinte anos de idade, começou a mostrar o seu lado artístico literário, publicando contos na revista “Jornal das Moças” e escrevendo peças para teatro e novelas para a rádio local. No ano de 1953, casou-se com Maria Natércia Machado e, juntos, tiveram 9 filhos.

Ao todo, publicou quinze livros. Dois deles premiados pela Academia Mineira de Letras. Em seu último livro: “Crônicas: Na época do Bar Caçula”, ele fez sua despedida:

“Fiz noventa e um anos em abril do ano passado. E disse comigo que não escreveria mais. Venho agora, com este pequeno livro, fazer minha despedida. Despedir-me de minha terra que tem quase a minha idade. Guardei na memória e no coração tudo que aconteceu neste alegre e acolhedor vale. Crescemos juntos todo esse tempo. E meu amor por esta cidade e sua gente foi sempre grande. Por isso tenho quase todo o tempo em que vivemos juntos guardado na memória e no coração.”

José Issa veio a falecer aos 92 anos de idade, no dia 21 de setembro de 2015.

 

 

Obras publicadas:

1961 – Rua de São Sebastião, romance.

1963 – Um Curto e Infeliz Amor na Lapa, romance.

1993 – Coisas do Reino de Pedro Leopoldo 1, memórias.

1996 – Coisas do Reino de Pedro Leopoldo 2, memórias.

1999 – O Mascate Elias, contos.

2000 – A Época Dourada Dos Cabarés, romance.

2001 – As Mãos do Gato, contos.

2002 – Coisas do Reino de Pedro Leopoldo 3, memórias.

2004 – A Vida, Suas Flores, Seus Espinhos, poesias.

2005 – Contraste, poesias.

2007 – O Comprador de Ouro, contos.

2009 – Gavetas, poesia.

2010 – Memória Histórica do Reino de Pedro Leopoldo, memórias.

2012 – Retalhos de Saudade, memórias.

2014 – Crônicas: Na época do Bar Caçula, crônicas.

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Conheça a nova casa do Rodeio: o Parque da Música

Conheça a nova casa do Rodeio: o Parque da Música Popular

As obras para o tão aguardado Parque da Música seguem em ritmo intenso para que, de 07 a 15 de junho, o Pedro Leopoldo Rodeio Show 2024 ocupe a sua

LEIA MAIS
Hoje seria a Festa do Poste!

Hoje seria a Festa do Poste!

Na Pedro Leopoldo que todos sonhamos, certas coisas nunca acabariam. Entre elas, a Festa do Poste, que completaria hoje 44 anos. Tudo começou no dia 20 de abril de 1980,

LEIA MAIS