O que a Heineken representa para quem quer empreender em nossa cidade?

O que a Heineken representa para quem quer empreender em nossa cidade?

A luta não está perdida. Estamos fazendo de tudo para que a cervejaria Heineken fique em Pedro Leopoldo. Tudo começou com a criação do movimento #euqueroaheinekenaqui, com expressiva participação dos pedro-leopoldenses. Eu, Chico da Suprema e o Luiz Tondato fomos a Lagoa Santa junto a outras 300 pessoas; e a Brasília e à Cidade Administrativa, para conversar com os poderes constituídos e acompanhar o recurso do Governo do Estado junto ao ICMBIo sobre  o processo de licenciamento.

No mesmo dia 03/11/2021, em que estivemos reunidos com o presidente do órgão na capital federal, a resposta foi enviada de Brasília para Minas, e agora aguardamos ansiosos as tratativas entre o governo estadual, através de sua Secretaria de Meio Ambiente e o Ministério Público. É muita coisa que está em jogo, além dos benefícios diretos que virão com a instalação de um empreendimento de quase R$ 3 bilhões – empregos, renda, impostos, procura por novos produtos e negócios, entre outros. Junto com a Heineken, chegarão à cidade também novas oportunidades para quem quer empreender.

Não é segredo para ninguém: uma empresa do tamanho da Heineken demanda desde serviços de alimentação, confecção de uniformes, artigos de papelaria até atividades muito especializadas como desenvolvimento de sistemas de informação, manutenção, marketing e comunicação. Novos horizontes estarão abertos para quem quer trabalhar de uma maneira inovadora e, principalmente, sustentável.

A Heineken é importante para o nosso futuro e é por isso que estamos lutando por ela. Nós podemos certamente criar novos caminhos a partir das vocações de nosso município, mas a cervejaria e suas atividades correlatas seriam um pontapé expressivo para retomarmos a grandeza da economia local.
Esta retomada se dará, em grande parte, através de pequenos e criativos negócios que, tenho certeza, nossa gente está preparada para oferecer e com a maior qualidade. Afinal, é preciso ter coragem e muita determinação para empreender.

E é sempre bom lembrar os cinco mitos sobre empreendedorismo:
1 – É preciso ser jovem para começar um negócio
Claro que não! Nunca é tarde para tocar um empreendimento. A maturidade pode ser, inclusive, um fator positivo para os negócios. Experiência de vida nunca é demais.
2 – Quem fracassa uma vez, vai fracassar sempre
Um axioma empresarial diz que você pode ter dez negócios fracassados… se o 11º der certo, você é um vencedor. Várias pessoas tentaram muito antes de serem bem-sucedidas, como Silvio Santos, Walt Disney, Steve Jobs, além de políticos que perderam várias eleições antes de chegarem ao poder.
3 – Empreendedores não têm chefes e são independentes
Uma amiga minha que tem um pequeno negócio costuma dizer que, como empresária, ela não é grandes coisas. Mas é a office-girl mais bem paga da cidade. O empreendedor está longe de ser independente, já que serve diretamente a vários senhores: clientes, sócios, investidores, fornecedores, empregados, credores, família, comunidade, etc.
4 – Empreendedorismo é coisa de rico
Ter o próprio negócio, por menor que ele seja, gera renda de forma sustentável e, na maioria das vezes, permite às pessoas, por seu próprio esforço e determinação, sair da pobreza ou da falta de perspectivas.
5 – É preciso ter ideias geniais para ter sucesso
Às vezes é preciso ousar apenas numa nova embalagem ou na abordagem das qualidades de um produto. Boa parte dos novos negócios está ligada a atividades que não demandam grandes inovações ou alta tecnologia, como o varejo. Na verdade, não é preciso inventar a roda, mas fazê-la andar.

Emiliano Braga

Emiliano Braga é empresário, pai, filho, esposo. Administrador de empresas nos ramos de manutenção, comércio exterior, empreendimentos imobiliários, investimentos e agronegócios

ARTIGOS RELACIONADOS

Cadê o chafariz da praça da Prefeitura?

Cadê o chafariz da praça da Prefeitura?

Penso no que fazer com a monumental conta de água desse mês. Setecentos míseros reais, bagatela.

LEIA MAIS
Cola cum nóis que cê desbrilha…

Cola cum nóis que cê desbrilha…

Pelas quebradas virtuais que tanto a gente frequenta, fiz um novo amigo divertidíssimo, que provavelmente algum leitor também sabe quem é, o André Gabeh, um multiartista sensacional, autor de um

LEIA MAIS