Orquestra Cachoeira Grande é convidada para ação educativa da Filarmônica de Minas Gerais

Orquestra Cachoeira Grande é convidada para ação educativa da Filarmônica de Minas Gerais

As bandas de música são uma manifestação central na cultura de Minas Gerais. Centenas desses conjuntos, distribuídos por todo o estado, são responsáveis pelo despertar para a música e pela prática de um instrumento na vida de muitas pessoas. É o caso da Corporação Musical Cachoeira Grande, de Pedro Leopoldo, fundada em 1912 pelos operários da Fábrica de Tecidos.

Logo depois de seu centenário, em 2013, foi criada a Orquestra, que desde então reúne jovens talentos musicais da região, ao lado de nomes já consagrados, como Ivan Piolho e Claudiomarcus Serafim, além da maestrina Carol Malaquias Pietra. E acaba de ser convidada para uma importante ação educativa promovida pela consagrada Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em parceria com o Instituto CCR.

Serão oficinas e aulas a distância, individuais e coletivas, ministradas por músicos e musicistas da Filarmônica entre os dias 24 de maio e 4 de junho, dirigidas a 115 membros de quatro grupos tradicionais de três cidades mineiras. São eles a Banda Jovem e a Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, de Vespasiano; a Corporação Mestre Mário Pereira da Luz, de Confins e a Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande, de Pedro Leopoldo.

“Estamos muito felizes e gratos por um grupo tão representativo no cenário musical internacional conhecer nosso trabalho e nossos músicos; é uma oportunidade maravilhosa, principalmente pelo conhecimento que será gerado e trocado com essa ação”, comemora a maestrina Carol Pietra. Haverá aulas gerais sobre interpretação e leitura musical, harmonia, improvisação e desenvolvimento profissional, bem como aulas específicas para grupos de instrumentistas de todos os naipes (cordas, madeiras, metais e percussão) abordando técnicas de respiração e afinação, embocadura, postura e outras questões necessárias à prática dos instrumentos.

Outra atividade será a realização de masterclasses, formato didático de ampla prática e reconhecimento no meio musical que permite a participação de vários alunos. O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Sobre a Filarmônica de Minas Gerais

 A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas. O grupo recebeu numerosos menções e prêmios, entre eles o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra Brasileira em 2012 e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) em 2010 como o Melhor Grupo de Música Clássica do Ano. O CD Almeida Prado – obras para piano e orquestra, com Fabio Mechetti e Sonia Rubinsky, lançado em 2020 pelo selo internacional Naxos em parceria com o Itamaraty, foi indicado ao Grammy Latino 2020.

Filarmônica de MG na Sala Minas Gerais (Foto Rafael Motta)

Suas apresentações regulares acontecem na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, em cinco séries de assinatura em que são interpretadas grandes obras do repertório sinfônico, com convidados de destaque no cenário da música orquestral. Tendo a aproximação com novos ouvintes como um de seus nortes artísticos, a Orquestra também traz uma sólida programação gratuita – são os Concertos para a Juventude, os Clássicos na Praça, os Concertos de Câmara e os concertos de encerramento do Festival Tinta Fresca e do Laboratório de Regência. Para as crianças e adolescentes, a Filarmônica dedica os Concertos Didáticos, em que mostra os primeiros passos para apreciar a música de concerto.

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Gente daqui: Renato Hilário dos Reis

Gente daqui: Renato Hilário dos Reis

Soube fazer de suas utopias o campo fértil para a disseminação do saber. Sua obra possui repercussão internacional

LEIA MAIS
Por que Pedro Leopoldo tem tanto músico bom?

Por que Pedro Leopoldo tem tanto músico bom?

Há uma razão para que exista tanta gente cantando e tocando (bem) na cidade

LEIA MAIS