Política é igual nuvem…mas a internet é para sempre

Política é igual nuvem…mas a internet é para sempre

“Política é como nuvem, Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”, diz a frase atribuída ao ex-governador Magalhães Pinto (1909-1996), velha raposa da política mineira. Mas se a política muda toda hora, a nuvem da Internet guarda para sempre o que aconteceu.  E é na internet, mais precisamente no site AQUI PL que está uma matéria publicada no dia 24 de agosto de 2020, às vésperas das últimas eleições municipais.

A reportagem reproduz posts do então prefeito Cristiano Marião e da ex-chefe de gabinete de Eloísa Helena, Ana Paula Santos, atual vice-prefeita de Pedro Leopoldo. Os dois literalmente quebram o pau pelo Facebook, como pode ser conferido neste link. Marião diz que encontrou a Prefeitura, após a gestão de Eloísa, com “tudo literalmente avacalhado”. Ana Paula, por sua vez, diz que a administração Marião é o “pior governo que Pedro Leopoldo já teve”.

O mais interessante é que, como disse Magalhães Pinto, política é que nem nuvem e muda toda hora.  Na segunda à noite, 01/4, a cidade foi surpreendida pela parceria anunciada entre Marião e Angelo Tadeu, com vistas às eleições deste ano. Na foto do anúncio, perfilam-se sorridentes os ex-prefeitos Tadeu e Marião, a vice Ana Paula, Thiago Rufim e Daniel Jack, os dois últimos irmão e primo de Marião. Não é a primeira vez que a cidade ouve falar desta inusitada combinação. Ela, porém, acontece em um cenário no mínimo confuso, de intensa movimentação das pré-candidaturas.

Sabe-se que Marião procurou Emiliano na semana passada e não saiu satisfeito do encontro. Quaisquer negociações entre os dois fracassaram, tendo em vista a posterior aproximação do ex-prefeito com Tadeu. Ao mesmo tempo, o grupo de outro ex-prefeito, Marcelo Gonçalves – até então apoiador da candidatura de Emiliano – está espalhando aos quatro ventos que ele, Marcelo, seria candidato a prefeito.

O site AQUI PL consultou alguns especialistas em Direito Eleitoral, que garantem a impossibilidade de Marcelo concorrer, já que ele se encontra inelegível até 2025, por conta da lei da ficha limpa – as contas de seu mandato foram reprovadas por um colegiado. Uma raposa política pedro-leopoldense nos disse que esta é uma antiga estratégia do Dr. Marcelo: dizer que é candidato para, assim, manter unido o grupo em torno de si até o último momento, de maneira que seus cabos eleitorais não se desgarrem para apoiar outro nome.

Em momentos anteriores, Marcelo cumpriu a estratégia à risca e não se comprometeu com nenhuma outra candidatura, nem de grandes companheiros da política, como a de Reginaldo Saraiva. Nas últimas eleições, gravou vídeos de apoio a Emiliano.

De qualquer maneira, o movimento ensaiado por Tadeu e Marião mostra que as forças políticas pedro-leopoldenses estão se organizando para entrar com mais vigor na arena eleitoral. O principal adversário da dupla, Emiliano Braga, surpreendeu há quatro anos e vem mostrando uma campanha robusta, o que naturalmente provoca uma reação de seus adversários. Emiliano garantiu ao AQUI PL que anunciará a chapa completa na segunda semana de abril. São vários os nomes aventados para o cargo de vice: a lista começa pelo nome do vereador Leozão e passa pelo ex-vice prefeito Salim e pelo empresário Chico Costa, entre outros.

Ao anunciar a parceria com Marião, Tadeu disse que eles estão “juntos para o bem de Pedro Leopoldo”. Para a chapa emedebista, já foram citados como possíveis vices a atual Ana Paula, Marião, Thiago Rufim, Daniel Jack e a ex-secretária Kátia Sena, entre outros. Se o vice for Marião, ele terá que mudar de partido, já que o PSD, onde está atualmente, tem como majoritário no município o deputado Rafael Martins, que está apoiando Emiliano. Tudo indica que o cabeça de chapa do MDB será Ângelo Tadeu, mas a própria Eloisa pode concorrer à reeleição. Emiliano, por sua vez, deve se transferir para o PP.

Boa parte destes mistérios serão parcialmente esclarecidos até o fim desta semana, quando se fecha a janela partidária e alguns dos candidatos terão que se desincompatibilizar de cargos públicos para concorrer. Resta saber como as nuvens vão se movimentar até a eleição. É bastante tempo para o céu mudar.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Emiliano Braga e Leozão confirmam pré-candidatura à prefeitura

Emiliano Braga e Leozão confirmam pré-candidatura à prefeitura

Emiliano expressou gratidão pela confiança depositada nele e em sua equipe, ressaltando a importância da união e determinação para enfrentar os desafios que se apresentam

LEIA MAIS
Vereador Rafa comemora início das reformas do posto do Matuto

Vereador Rafa comemora início das reformas do posto do Matuto

Identificamos muitos entraves burocráticos para realizar essa obra, apontou o deputado Rafael Martins

LEIA MAIS