“Quanto antes melhor”: a campanha Outubro Rosa em Pedro Leopoldo

“Quanto antes melhor”: a campanha Outubro Rosa em Pedro Leopoldo

As “Entrelaçadas” visitam a Arena do Galo. No detalhe, a professora Eliane Matilde

Outubro é o mês no qual acontece a campanha mundial Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Além da divulgação maciça, a campanha se estende em várias ações individuais e coletivas nos espaços múltiplos como hospitais, clínicas, escolas, empresas, igrejas. A Prefeitura Municipal está promovendo várias atividades de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama nas unidades de saúde do município. São palestras, dinâmicas, oficinas, apresentações temáticas e outras ações envolvendo o tema.

Atividades promovidas pela prefeitura em Lagoa de Santo Antônio para a conscientização sobre o câncer de mama

A professora Eliane Matilde é paciente do Luxemburgo, Instituto Mário Penna, e faz parte das Entrelaçadas, grupo criado pelo serviço de Humanização desse hospital. Como tal, participa, com várias outras mulheres em tratamento do câncer de mama, de eventos promotores dessa campanha.

“No dia primeiro deste mês, fomos convidadas a participar da abertura do Outubro Rosa no hall do Luxemburgo com o desfile das Entrelaçadas, mostrando a nossa face, de máscaras, de corpo e alma, e nossa superação; deixando a mensagem de alerta da campanha. Aliás, a prevenção é de todas as cores, é colorida, inclusiva, da diversidade humana”, conta Eliane.

Devido à sua experiência com as batalhas na luta pela sobrevivência ao câncer de mama – e que ela conta em seus perfis no Instagram, Facebook e WhatsApp – Eliane fui convidada pelos donos de uma boutique em Matozinhos, a Good Looking, a gravar um vídeo, no dia 08 de outubro, contanto sua história de descoberta, tratamento e superação da doença.

Já a Empresa ICAL, em São José da Lapa, convidou Eliane para fazer uma palestra sobre o câncer de mama para os funcionários. Segundo ela, a palestra, organizada por Gabriela Oliveira, foi bastante motivadora. ‘No final, várias mulheres e alguns homens, esses eram minoria no auditório, mostraram-se agradecidos, conscientes, preocupados com os cuidados simples do dia a dia, como o importante ato de beber água, fazer mamografia, praticar exercícios físicos, observar o seu corpo e os sinais que ele nos envia.

Eliane também participou com as Entrelaçadas de um “tour” pela Arena MRV do Galo, o grandioso empreendimento em processo de construção. “O Instituto Galo, em parceria com o Instituto Mário Penna, abraça as várias causas dessa instituição, dentre várias ações sociais que realiza, incluindo o Outubro Rosa”, informa a professora.

Em Pedro Leopoldo, haverá, no próximo dia 25/10, uma visitação do Instituto Mário Penna à DVG. Núbia Camila, assistente social do departamento de Humanização do Luxemburgo, e a Eliane farão uma palestra sobre o Outubro Rosa na empresa, representando as Entrelaçadas e levando à indústria uma mensagem de conscientização a seus líderes e funcionários.

A médica do trabalho da DVG, Helena Temponi, observa que, com a pandemia, houve uma redução dos exames de rastreamento de câncer de uma forma geral, o que traz uma grande preocupação devido ao diagnóstico tardio, quando as chances de cura do câncer são menores. “Ou seja, o câncer não espera. Neste momento de redução dos casos de COVID e vacinação já avançada, é importante que as mulheres retomem seus exames o quanto antes”, aconselha a médica.

Não à toa, a Sociedade Brasileira de Mastologia trabalha, no Outubro Rosa, com o lema QUANTO ANTES MELHOR. O que significa adotar o quanto antes um estilo de vida saudável, que compreenda a prática de atividades físicas e alimentação saudável. Tais hábitos se refletem na redução da incidência de várias doenças, inclusive do câncer de mama.

O médico Marcus Marinho e seu projeto “Força na Peruca”

Os exames podem ser solicitados pelos médicos de Saúde da Família, o clínico ou ginecologista. A mamografia pode ser complementada por ultrassom da mama e das axilas. O SUS preconiza a mamografia a partir dos 50 anos, de dois em dois anos, informa o ginecologista Marcus Marinho. A Sociedade  Brasileira de Mastologia aconselha que o exame seja feito anualmente, a partir dos 40 anos e, se houver histórico familiar, até mais cedo.

O médico frisa que é importante observar qualquer alteração na mama ou na axila, como nódulo ou endurecimento; “algo que chame atenção no autoexame, que deve ser feito por volta de dez dias depois da menstruação”.

No enfrentamento ao câncer de mama, Dr. Marcus atua também fora do consultório. Este ano, seu projeto “Força na Peruca”reuniu 236 mechas de cabelo com mais de 20 centímetros, que foram entregues ao hospital Luxemburgo/Márcio Penna e serão direcionados para a confecção de perucas para as mulheres que estão em tratamento de câncer. Elas foram doadas por pessoas solidárias de Pedro Leopoldo e outras cidades onde ele atende, através de vários salões de beleza que são parceiros da iniciativa.

 

 

 

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Emiliano Braga e Leozão confirmam pré-candidatura à prefeitura

Emiliano Braga e Leozão confirmam pré-candidatura à prefeitura

Emiliano expressou gratidão pela confiança depositada nele e em sua equipe, ressaltando a importância da união e determinação para enfrentar os desafios que se apresentam

LEIA MAIS
Política é igual nuvem…mas a internet é para sempre

Política é igual nuvem…mas a internet é para sempre

“Política é como nuvem, Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”, diz a frase atribuída ao ex-governador Magalhães Pinto (1909-1996), velha raposa

LEIA MAIS