Reciclar é vida! Incinerar nem pensar

Reciclar é vida! Incinerar nem pensar

Você quer parar de fazer coleta seletiva, mandar o lixo todo misturado para incineração e depois respirar este lixo e seus resíduos em um ar cheio de toxinas? De quebra , você aprova que toda a cadeia de reciclagem – da qual dependem milhões de famílias – acabe? Pois parece que é isso que o Ministério do meio ambiente pretende. O Ministro Ricardo Salles, com mais uma ação e desta vez com o apoio do governo de Minas, segue colocando em curso a estratégia de “passar a boiada” em tempos de pandemia.

Mas afinal, o que está acontecendo? Vejamos o que diz o texto do Fórum Mineiro Lixo e Cidadania, do qual faço parte. No ultimo dia 17/05, o Ministério do Meio Ambiente lançou o Edital de Chamada Pública nº 001/21 que visa selecionar projetos para a gestão de resíduos sólidos a serem executados por Consórcios Públicos em Minas. O edital é parte do Programa Lixão Zero do Governo Federal, com dotação orçamentária de R$ 100 milhões provenientes de recursos do Acordo Substitutivo de Multa Ambiental nº 01/2020, celebrado entre a mineradora Vale e o Ibama.

Porém, o que aparenta ser algo bom para Minas Gerais, na verdade é um cavalo de Tróia, um verdadeiro presente de grego. O edital contraria a legislação vigente e atinge em cheio uma grande cadeia de geração de renda, colocando em risco o trabalho de milhares de catadores de materiais recicláveis, a coleta seletiva e as metas para o desenvolvimento da reciclagem. Isso porque o objetivo é financiar usinas de produção de combustível derivado dos resíduos urbanos (CDRU) em toda Minas Gerais.
.
Quando implementado de forma correta, o CDRU pode até ser algo viável, mas da forma como está proposto no edital só trará problemas para Minas e irá desestruturar completamente a já frágil cadeia da coleta seletiva que aqui existe. Desta vez, porém, criamos uma grande rede de resistência, de modo a impedir que essa arbitrariedade por parte do governo federal ocorra. Completa o texto do Fórum um abaixo assinado de várias entidades ambientais, entre elas Recoa, Ascapel e Frente socioambiental, que atuam em nossa região. O movimento tem o apoio de alguns deputados na Assembleia de Minas, que já promoveu uma audiência pública para discutir o edital.

Junte-se a nós e assine nosso abaixo-assinado – bit.ly/peticaoincineracaonao – na luta pela suspensão e revisão do edital. para adequá-lo às políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.

Aline Dias

Esposa, mãe, Administradora de Empresas com MBA em Gestão Empresarial Ambientalista, Suplente de Conselheiro no Subcomitê Ribeirão da Mata e voluntaria na Comunicação e Mobilização da Frente Socioambiental, Recoa, Ong Lagoa Viva, Parque Estadual Serra do Sobrado Amigos

ARTIGOS RELACIONADOS

Má gestão de recicláveis pode aumentar casos de dengue

Má gestão de recicláveis pode aumentar casos de dengue

O aumento dos casos de dengue em Pedro Leopoldo pode ser diretamente relacionado à falta de incentivo aos catadores por parte da prefeitura. A urbanização descontrolada e a negligência na

LEIA MAIS
Vem aí nova onda de calor e árvore que é bom, nada

Vem aí nova onda de calor e árvore que é bom, nada

Elas perderam sua principal função: proporcionar sombra, melhorar a qualidade do ar e amenizar a temperatura, ou seja, trazer mais conforto para o cidadão

LEIA MAIS