Um clube de leitura em Pedro Leopoldo

Um clube de leitura em Pedro Leopoldo

Em 2007, foi lançado um filme que, desde então, tem encantado admiradores do cinema e da leitura: “O Clube de Leitura de Jane Austen”, em que um grupo se dedica a estudar os trabalhos da famosa autora inglesa do século 19, encontrando em seus livros semelhanças inesperadas e orientações para suas vidas.

Clube de Leitura pode ser definido como um espaço de promoção de ideias, cuja finalidade é incentivar o hábito da leitura, promovendo a aprendizagem, o debate de ideias, a interação entre os participantes e, consequentemente, a aquisição de habilidades e competências. E foram esses objetivos que moveram a criação do Clube de Leitura “Conquistando a Sabedoria”, em Pedro Leopoldo.

“Nós começamos o clube com a ideia de ampliar o compromisso, por parte de seus membros com relação à leitura, aos demais membros e à cultura. E, com isso, procurar possibilidades de mudança de comportamento dos membros mais jovens, que podem encontrar nos livros novos horizontes e perspectivas”, conta Aloísio Vilaça, fundador do clube, professor da FPL e diretor do Laiite.

O debate se dá em torno do tema, vocabulário, ideias e mensagens da obra e permite que se conheça o autor e seu estilo literário. A metodologia de funcionamento do clube consiste na indicação de obras para leitura e a realização de reuniões periódicas para análise, apresentação e apreciação das obras lidas. A primeira reunião foi no dia 3 de outubro de 2018. Já na segunda reunião, os participantes fizeram a leitura do livro “O menino do dedo verde”, seguido por “Alice no país das maravilhas”.

Os fundadores do clube foram o próprio Aloísio Vilaça, Aloísio Filho, de 13 anos, Júlia Viana, 9, Júlia Azevedo, 9 e Mariana Martins, 10. Desde então, os critérios para a escolha das obras são novidade, qualidade, adequação à faixa etária e variedade, entre outros. Com a pandemia de Covid-19, as reuniões passaram a ser remotas.

Livros como “O cão dos Baskerville”, de Arthur Conan Doyle, o infantil “A mercearia da Dona Maria” e o adulto “O mundo de Sofia” foram analisados capitulo a capitulo por crianças, jovens e adultos de Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Betim, Nova Lima, Belo Horizonte e São Paulo. Alguns deles são jovens em situação de risco ou reeducandos em instituições de ressocialização.

Já foram lidos, desde 2018, os livros O menino do dedo verde, Alice no País das Maravilhas, Polyanna, O pequeno príncipe, Extraordinário, O poder da ação para crianças, A boa sorte, O meu pé de laranja lima, O caso da borboleta Atíria, Laços de família, A bolsa amarela, A ilha perdida, Os livros da selva, Histórias da avozinha, Viagens de Gulliver, A montanha encantada, O saci, O escaravelho do Diabo, A árvore que dava dinheiro, A serra dos dois meninos, O médico e o monstro, As aventuras de Robinson Crusoé e Malala.

Entre os infantis estão A horta do Senhor Lobo, A galinha ruiva, A raposa e as uvas, A bonequinha preta, Era uma vez um gato xadrez, A aventura de um sapo na festa do céu, Dona Baratinha viúva, A ciranda das cores, Voa, João!, A baleia alegre, entre vários outros. Alguns destes livros (e muitos mais) podem ser vistos em bibliotecas virtuais como a http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp, que está disponível na Internet. É só baixar, escolher um livro, clicar e….boa leitura!!!

Se você quiser participar do Clube de Leitura Conquistando a Sabedoria, entre em contato pelo email: aloisioconstantino.adv@gmail.com

Fonte: Facebook

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Gente daqui: Renato Hilário dos Reis

Gente daqui: Renato Hilário dos Reis

Soube fazer de suas utopias o campo fértil para a disseminação do saber. Sua obra possui repercussão internacional

LEIA MAIS
Por que Pedro Leopoldo tem tanto músico bom?

Por que Pedro Leopoldo tem tanto músico bom?

Há uma razão para que exista tanta gente cantando e tocando (bem) na cidade

LEIA MAIS